WORKING WITH THE STORY GENRE IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION

Authors

  • Ana Maria Alves Linhares Universidade Europeia do Atlântico-UNEATLANTICO
  • Joana D'arc Magalhães de Holanda Universidade Europeia do Atlântico-UNEATLANTICO
  • Juliana Portalete Silva Universidade Europeia do Atlântico-UNEATLANTICO
  • Kellen Fabiane Ferreira Universidade Europeia do Atlântico-UNEATLANTICO
  • Roger Viana de Queiroz Universidade Europeia do Atlântico-UNEATLANTICO
  • Sara Oliveira e Silva Universidade Internacional Iberoamericana – UNIB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10839

Keywords:

Children's literature. Fairy tale. Storytelling. Teaching-learning.

Abstract

This article aims to contribute to the discussion about the importance of working with the textual genre tale and storytelling in the early years of elementary school. For this, from a bibliographical work, we bring the concept of short story genre and the storytelling as a fundamental strategy in the context of the teaching-learning process, presenting ways of using the corporal and oral technique to improve the storytelling and, with this, encourage the practice and habit of reading in students. We conclude that fairy tales can and should be used beyond a pleasurable moment, leading cultural experiences and life lessons during the child's development to an adult life.

Author Biographies

Ana Maria Alves Linhares, Universidade Europeia do Atlântico-UNEATLANTICO

Licenciatura Plena em Formação de Professores do Ensino Fundamental 1 pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Pós-graduação em Coordenação Pedagógica pela Universidade 7 de Setembro - UNI7. Mestranda em Educação, com especialização em Formação de Professores, pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) – Funiber.

Joana D'arc Magalhães de Holanda, Universidade Europeia do Atlântico-UNEATLANTICO

Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Licenciatura Plena em Normal Superior pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Especialização em Gestão Geral e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Maciço Do Baturité - FMB. Mestranda em Educação, com especialização em Formação de Professores, pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) Funiber.

Juliana Portalete Silva, Universidade Europeia do Atlântico-UNEATLANTICO

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil - Ulbra - Canoas. Pós-graduação em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo – UNICID. Pós-graduação em Psicopedagoga Institucional pela Universidade de São Paulo - UNICID. Cursando 8° semestre - Administração pela Cruzeiro do Sul. Mestranda em Educação, com especialização em Organização e Gestão de Centros Educacionais, pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) – Funiber.

Kellen Fabiane Ferreira, Universidade Europeia do Atlântico-UNEATLANTICO

Pedagogia em Docência e gestão educacional pela Universidade Estadual do Centro - Oeste - Unicentro. Pós-graduação em Educação Especial - com Ênfase na deficiência múltipla pela faculdade São Braz. Pós-graduação: Educação infantil e anos iniciais pela faculdade UNINA. Mestranda em Formação de Professores, pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) – Funiber

Roger Viana de Queiroz, Universidade Europeia do Atlântico-UNEATLANTICO

Licenciatura em Educação Física pela Estácio. Pós-graduado em Psicomotricidade Clínica e Institucional pela Faculdade Plus. Mestre em Educação, pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) Funiber.

Sara Oliveira e Silva, Universidade Internacional Iberoamericana – UNIB

Bacharel em Administração com Habilitação em Marketing pela FASETE. Licenciada em História pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Pós-graduanda em Didática e Práticas em Alfabetização pela Faculdade Jardins. Mestranda em Educação, com especialização em TICs na Educação, pela Universidade Internacional Iberoamericana – UNIB.

Published

2023-09-05

How to Cite

Linhares, A. M. A., Holanda, J. D. M. de, Silva, J. P., Ferreira, K. F., Queiroz, R. V. de, & Silva, S. O. e. (2023). WORKING WITH THE STORY GENRE IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 529–545. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10839