REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EJA E AS VIVÊNCIAS EM REDE DE SUSTENTABILIDADE PARA ALÉM DA SALA DE AULA

Autores

  • Tatiana Maria dos Santos MPEJA
  • Amanda Ferreira Gomes MPEJA
  • Etelvina da Silva Vieira MPEJA
  • Márcia Tereza Fonseca Almeida Universidade do Estado da Bahia-UNEB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14450

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Currículo. EJA.

Resumo

O trabalho visa refletir sobre a importância da Educação Ambiental no currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), entendendo como uma potente estratégia para ressignificar as ações educativas nesses contextos escolares. Pretende contribuir para a promoção de vivências em rede de sustentabilidade para além da sala de aula, visando a formação de sujeitos mais conscientes e voltados para as questões ambientais, bem como  para o desenvolvimento sustentável, uma que vez que a concepção da EJA está pautada nos ideias freiriano de educação que primam  por  processos educacionais genuínos a fim de levar as mulheres e os homens à conscientização, sobretudo das suas realidades a fim de transformá-las. Ou seja, uma educação popular, emancipatória e libertadora.  Discute-se especialmente as abordagens críticas de currículo e o papel desse artefato social e cultural na da vida das pessoas.  Abordam-se as importantes reflexões do livro “Ideias para adiar o fim do mundo” de Krenak (2020) considerando os impactos das ações das políticas neoliberais no meio ambiente; Destaca os 17 (dezessete) Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU). Utilizando a abordagem da pesquisa qualitativa, a metodologia desenvolvida foi um estudo bibliográfico acerca da temática aqui em pauta. Portanto, a coleta das informações foi realizada através do levantamento e análises de artigos, livros e reportagens jornalísticas nos últimos anos.

Biografia do Autor

Tatiana Maria dos Santos, MPEJA

Pedagoga. Psicopedagoga. Coordenadora Pedagógica da rede municipal de Salvador- BA. Professora da EJA da rede municipal de Candeias-BA. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Jovens e Adultos-MPEJA. Membra dos Grupos de Pesquisa: GEPBRINC E GEPIETEC vinculados à UNEB. Lattes: https://lattes.cnpq.br/7353154197941252. 

Amanda Ferreira Gomes, MPEJA

Licenciada em Ciências Biológicas e em Química, pela UFBA. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Jovens e Adultos-MPEJA. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1007046175739147. 

Etelvina da Silva Vieira, MPEJA

Licenciada em Matemática. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Jovens e Adultos-MPEJA. Membra do Grupo de Pesquisa: GEPALE – Bahia. Lattes: https://lattes.cnpq.br/0960398050288145.

Márcia Tereza Fonseca Almeida, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Professora do Departamento de Educação-Campus I e do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Coordenadora do GEPBRINC e GEPIETEC/UNEB. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4865156179328081. 

Downloads

Publicado

2024-06-11

Como Citar

Santos, T. M. dos, Gomes, A. F., Vieira, E. da S., & Almeida, M. T. F. (2024). REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EJA E AS VIVÊNCIAS EM REDE DE SUSTENTABILIDADE PARA ALÉM DA SALA DE AULA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 1735–1748. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14450

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.