REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EJA E AS VIVÊNCIAS EM REDE DE SUSTENTABILIDADE PARA ALÉM DA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14450Palavras-chave:
Educação Ambiental. Currículo. EJA.Resumo
O trabalho visa refletir sobre a importância da Educação Ambiental no currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), entendendo como uma potente estratégia para ressignificar as ações educativas nesses contextos escolares. Pretende contribuir para a promoção de vivências em rede de sustentabilidade para além da sala de aula, visando a formação de sujeitos mais conscientes e voltados para as questões ambientais, bem como para o desenvolvimento sustentável, uma que vez que a concepção da EJA está pautada nos ideias freiriano de educação que primam por processos educacionais genuínos a fim de levar as mulheres e os homens à conscientização, sobretudo das suas realidades a fim de transformá-las. Ou seja, uma educação popular, emancipatória e libertadora. Discute-se especialmente as abordagens críticas de currículo e o papel desse artefato social e cultural na da vida das pessoas. Abordam-se as importantes reflexões do livro “Ideias para adiar o fim do mundo” de Krenak (2020) considerando os impactos das ações das políticas neoliberais no meio ambiente; Destaca os 17 (dezessete) Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU). Utilizando a abordagem da pesquisa qualitativa, a metodologia desenvolvida foi um estudo bibliográfico acerca da temática aqui em pauta. Portanto, a coleta das informações foi realizada através do levantamento e análises de artigos, livros e reportagens jornalísticas nos últimos anos.
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