A FORMAÇÃO DO GESTOR SUSTENTÁVEL: UMA DISCUSSÃO TEÓRICO-PRÁTICA

Autores

  • Maria Suely Farias Cunha PUC
  • Sonia Aparecida Ignacio da Silva PUC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20064

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Liderança. Educação. Gestor responsável Formação responsável. Formação sustentável.

Resumo

CUNHA, Maria Suely Farias. A Formação do Gestor Sustentável: Uma discussão teórico-prática. São Paulo: PUC-SP, 2010. (Monografia de conclusão de Curso de Especialização em Magistério do Esnsino Superior). Muito se fala nos meios de comunicação (jornais, revistas, internet, televisão) sobre a intensa necessidade das empresas em admitir gestores com perspectivas sustentáveis. A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu um conjunto de iniciativas, para o período compreendido entre 2005 e 2014, voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável. É crescente o número de organizações que têm comunicado seus esforços para se tornarem mais sustentáveis, fato evidenciado pelo número também crescente de relatórios de sustentabilidade produzidos nos últimos anos. Em vista disso, organizou-se este trabalho, que resulta de pesquisa teórico- bibliográfica sobre a temática da formação do gestor sustentável. Procurou-se apresentar e discutir aqui conceitos, tendências e origens da sustentabilidade, bem como organizar reflexões sobre a importância da educação familiar e da formação acadêmica para o cidadão em geral e para o gestor sustentável, em especial. O presente estudo também buscou discorrer sobre os princípios e legislação que norteiam a educação e sobre suas formas de manifestação nos dias de hoje. Sendo assim, no Capítulo 1 discute-se o conceito de Gestão Ambiental. No Capítulo 2 aborda-se a Legislação Ambiental, para se chegar, enfim, ao Capítulo 3 que se volta para a formação do gestor. Nesse momento, trabalha-se sobre a legislação educacional que mostra de forma objetiva os direitos e deveres dos alunos, das escolas, dos gestores e dos órgãos competentes, que tem o dever de agenciar condições dignas de acesso a educação. O resultado fundamental deste trabalho foi a percepção de que o desenvolvimento de atos sustentáveis está ligado principalmente a uma “consciência sustentável”. No caso das crianças, qualquer conceito nelas incutido, durante o crescimento, terá retorno certo. No caso dos jovens e dos adultos, a consciência sustentável está muito mais ligada à adoção voluntária. Imersos no assunto através das mídias, os adultos analisam criticamente o modo atual de fazer as coisas e contrastam com o modo diferente sugerido pela sustentabilidade. Em outras palavras, no adulto, a consciência responsável é provocada e, então, adquirida. Em suma, a presente monografia teve a intenção de discutir a formação do gestor sustentável, seu primeiro contato com aspectos sustentáveis e com o meio ambiente, de modo a verificar se existe ou não um perfil sustentável.

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Biografia do Autor

Maria Suely Farias Cunha, PUC

Mestre em Ciências da Educação pela Wisdom Of Christ; Especialista em Magistério do Ensino Superior pela PUC.

Sonia Aparecida Ignacio da Silva, PUC

Doutora em Educação (História e Filosofia da Educação) pela PUC-SP. 

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Publicado

2025-06-24

Como Citar

Cunha, M. S. F., & Silva, S. A. I. da. (2025). A FORMAÇÃO DO GESTOR SUSTENTÁVEL: UMA DISCUSSÃO TEÓRICO-PRÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 4661–4686. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20064