CIDADES EDUCADORAS, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Claudison Vieira de Albuquerque Universidade de Coimbra
  • António Manuel Rochette Cordeiro Universidade de Coimbra
  • Joaquim Luis Medeiros Alcoforado Universidade de Coimbra
  • Marcos Alexandre de Melo Barros Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.788

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano, Cidades Educadoras, Sustentabilidade.

Resumo

O embate entre os conceitos de crescimento e desenvolvimento econômico, desenvolvimento sustentável e desenvolvimento humano, associado às políticas públicas de melhorias na oferta de bens e serviços, como  universalização do ensino, do acesso à saúde, das melhorias estruturais das cidades (saneamento, urbanização e mobilidade), foram temas que compuseram as agendas dos países na segunda metade do século 20 e início do século 21. Para isso, a construção de cidades educadoras e  inteligentes tem sido uma tendência mundial, ainda que pouco implementada, uma vez nela se coaduna os princípios básicos de desenvolvimento e sustentabilidade

Biografia do Autor

Claudison Vieira de Albuquerque, Universidade de Coimbra

Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX- Universidade de Coimbra. Doutorando em Estudos Contemporâneos pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX  da Universidade de Coimbra e Secretário de Educação do Município de Feira Nova-PE. Lattes:http://lattes.cnpq.br/8931663163707550 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1887-421 E-mail: claudisonalbuquerque@gmail.com.

António Manuel Rochette Cordeiro, Universidade de Coimbra

Doutor em Geografia e Professor da Universidade de Coimbra no Departamento de Geografia, do Programa de Mestrado e Doutorado do Centro de Estudos Interdisciplinares  e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Coimbra. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8648-3204. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7823977679438842. E-mail: rochettecordeiro@fl.uc.pt.

Joaquim Luis Medeiros Alcoforado, Universidade de Coimbra

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. É Professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, do Programa de Mestrado e Doutorado do Centro de Estudos Interdisciplinares  e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.Lattes: http://lattes.cnpq.br/8528377297670214. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4425-7011. E-mail: lalcoforado@fpce.uc.pt.

Marcos Alexandre de Melo Barros, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Professor do Centro de Educação da UFPE e do Programa de Mestrado em Educação Matemática da UFPE-Caruaru. Lattes:http://lattes.cnpq.br/8046533153531261. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2176-7628. E-mail: marcos@marcosbarros.com.br.

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

Albuquerque, C. V. de, Cordeiro, A. M. R. ., Alcoforado, J. L. M. ., & Barros, M. A. de M. . (2021). CIDADES EDUCADORAS, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(3), 437–451. https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.788