A COVID-19 E OS IMPACTOS NO SISTEMA EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO

Autores

  • Claudison Vieira de Albuquerque Universidade de Coimbra
  • António Manoel Rochette Cordeiro Universidade de Coimbra
  • Joaquim Luis Medeiros Alcoforado Universidade de Coimbra
  • João Allyson Ribeiro de Carvalho Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4247

Palavras-chave:

Pandemia. Covid- 19. Sistema Educacional. Pernambuco.

Resumo

O surgimento da primeira pandemia do século 21, a COVID-19, provocou mudanças estruturais nas mais diversas áreas. Atingiu desde as questões ligadas às relações interpessoais, passando por fatores econômicos, sociais e sanitários. O sistema educacional de todo o planeta foi sem dúvidas um dos setores mais afetados. Porém, os países periféricos foram os que mais sentiram esses impactos. Urge buscar novos modelos que sejam capazes de atender de forma igualitária as demandas de toda sociedade, comprometido com uma política de inclusão, capaz de alcançar a todos e em todos os lugares.

Biografia do Autor

Claudison Vieira de Albuquerque, Universidade de Coimbra

 Doutorando em Estudos Contemporâneos pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX    da Universidade de Coimbra. Mestre em Tecnologia Ambiental pelo Instituto Tecnológico de Pernambuco -ITEP e Graduado em Geografia pela Universidade de Pernambuco. Atualmente está Secretário de Educação do Município de Feira Nova- PE. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8931663163707550. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1887-421. E-mail: claudisonalbuquerque@gmail.com.

António Manoel Rochette Cordeiro, Universidade de Coimbra

 Doutor em Geografia pela Universidade de Coimbra. É professor da Universidade de Coimbra no Departamento de Geografia, do Programa de  Doutorado  do  Centro  de  Estudos  Interdisciplinares    e  de Mestrado e Doutorado pelo Departamento de  Arquitetura  e  Urbanismo  da Universidade de Coimbra. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8648-3204. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7823977679438842. E-mail: rochettecordeiro@fl.uc.pt.  

Joaquim Luis Medeiros Alcoforado, Universidade de Coimbra

 Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. É Professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, do Programa de Doutorado do Centro de Estudos    Interdisciplinares        e    de    Ciências    da    Educação    da    Universidade    de    Coimbra. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8528377297670214. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4425-7011. E-mail: lalcoforado@fpce.uc.pt. 

João Allyson Ribeiro de Carvalho, Universidade de Pernambuco

Licenciatura em Geografia pela Universidade de Pernambuco. Mestrado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco . Atualmente é professor adjunto da Universidade de Pernambuco e integrante do núcleo docente estruturante da Universidade de Pernambuco.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/8096236027203954 Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-4771-0491  E-mail: allyson.carvalho@upe.br

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Publicado

2022-02-28

Como Citar

Albuquerque, C. V. de ., Cordeiro, A. M. R. ., Alcoforado, J. L. M. ., & Carvalho, J. A. R. de . (2022). A COVID-19 E OS IMPACTOS NO SISTEMA EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 895–911. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4247