IMPACTOS, RISCOS E CRITÉRIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Autores

  • Arinda Dutra Sabbado FAVENI
  • Davi Vieira Knorr FAVENI
  • Gabriel Thomáz Corrêa Moll Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal – SP
  • Josséle Lima Vieira Rondan Faculdade Facesita
  • Paulo Sérgio Amaro Rodrigues FAVENI
  • Ranielli Caetano Rodrigues UNIFACVEST

Palavras-chave:

Projeto. Social. Grupo. Consciência. Futuro.

Resumo

Nesta obra, exploraremos o universo dos projetos sociais, destacando sua importância, características distintivas e os critérios essenciais para sua formação e gestão eficazes. Os projetos sociais desempenham um papel fundamental na transformação e no desenvolvimento de comunidades, especialmente no que diz respeito ao empoderamento de jovens e grupos marginalizados.

Inicialmente, o trabalho aborda de maneira abrangente o processo de montagem de projetos sociais, desde a identificação das necessidades da comunidade-alvo até a implementação e avaliação dos resultados alcançados. Serão discutidos aspectos como o planejamento estratégico, a definição de metas e objetivos, a mobilização de recursos e a articulação com parceiros.

Em seguida, o livro destaca o papel crucial dos projetos sociais no desenvolvimento integral de jovens, fornecendo-lhes oportunidades de aprendizado, crescimento pessoal e engajamento cívico. Exploraremos como esses projetos podem contribuir para a construção de habilidades socioemocionais, a ampliação de horizontes e a promoção da inclusão social.

O e-book segue, analisando as características-chave dos projetos sociais, incluindo sua natureza participativa, foco no bem-estar coletivo, abordagem holística e ênfase na sustentabilidade a longo prazo. Será destacada a importância da coletividade, da empatia e da capacitação comunitária na concepção e execução desses projetos.

Na sequência, os autores exploraram as distinções fundamentais entre projetos sociais e empresariais, ressaltando suas motivações, objetivos e formas de operação. Enquanto os projetos sociais visam principalmente o impacto social e o bem-estar comunitário, os projetos empresariais geralmente buscam retornos financeiros e resultados comerciais.

O ponto focal deste livro foi se debruçar em  uma análise equilibrada dos pontos exitosos, potencialidades e itens a serem melhorados nos projetos sociais, destacando sua capacidade de promover mudanças positivas e enfrentar desafios como a dependência de financiamento externo, a burocracia e a dificuldade de mensuração de impacto.

No ínterim, a pesquisa apresentou estratégias eficazes para o gerenciamento de riscos na gestão de projetos sociais, incluindo a identificação proativa de ameaças potenciais, a implementação de medidas preventivas e a elaboração de planos de contingência. Será enfatizada a importância da flexibilidade e da adaptação às circunstâncias em constante mudança.

Por fim, em detida apreciação, o livro digital apresentou os impactos positivos e transformadores gerados pelos projetos sociais em diversas esferas, como educação, saúde, empoderamento econômico, meio ambiente e coesão social. Será apresentado um panorama dos resultados tangíveis e intangíveis alcançados por meio dessas iniciativas.

Ao final, foram evidenciadas, as principais conclusões e insights apresentados ao longo do livro, enfatizando a relevância dos projetos sociais como instrumentos de mudança e progresso social. Também destacaremos áreas para futuras pesquisas e aprimoramentos na área de formação e gestão de projetos sociais.

Desejamos a todos, uma ótima leitura,

 

Os autores

Biografia do Autor

Arinda Dutra Sabbado, FAVENI

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa, Especialista em Gestão do Sistema Prisional-FAVENI.  

Davi Vieira Knorr, FAVENI

Graduado em Bacharel em Ciências Contábeis pela FURG e Especialista em Segurança Pública pela FAVENI. 

Gabriel Thomáz Corrêa Moll, Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal – SP

Graduado em Sistemas de Informação, Especialista em Gestão de Projetos Sociais pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal – SP. 

Josséle Lima Vieira Rondan, Faculdade Facesita

Mestre em Educação Profissional pela Universidade Federal do Pampa, Graduada em Licenciatura em Letras Portugês/Espanhol e Respectivas Literaturas, Especialista em Educação Prisional pela Faculdade Facesita.

Paulo Sérgio Amaro Rodrigues, FAVENI

Graduado em Tecnólogo em Processos Gerenciais pela UNIASSELVI e Especialista em Gestão de sistema prisional- FAVENI.

Ranielli Caetano Rodrigues, UNIFACVEST

Graduado em Tecnologia em Gestão do Turismo pela UNIPAMPA e em Tecnologia em Segurança Pública pela UNIFACVEST, Especialista pela Faculdade São Luís em Gestão pública, em Gestão de Projetos sociais, em Política e Sociedade, em Direitos Humanos e em Políticas sociais. 

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

Sabbado, A. D., Knorr, D. V., Moll, G. T. C., Rondan, J. L. V., Rodrigues, P. S. A., & Rodrigues, R. C. (2024). IMPACTOS, RISCOS E CRITÉRIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 13–59. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13061

Edição

Seção

E-books

Categorias