A INTEGRAÇÃO CURRICULAR COMO CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17573

Palavras-chave:

Educação. Interdisciplinaridade. Educação Integral. Integração Curricular.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal investiga como a integração curricular pode favorecer a educação integral no Ensino Médio, com foco na articulação de saberes e a formação integral dos estudantes. A pesquisa baseia-se em uma abordagem teórico-metodológica qualitativa, fundamentada em autores como Delors, Morin, Saviani, Gadotti e Fazenda, que defendem a interdisciplinaridade como prática integrada e transformadora no contexto educacional. A interdisciplinaridade é apresentada como uma ruptura dos paradigmas tradicionais, promovendo uma visão globalizada e articulada do conhecimento, essencial para atender às complexidades da contemporaneidade.Os resultados apontam que a integração curricular, ao articular diferentes áreas do conhecimento, favorece o desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e éticas, promovendo a formação integral do sujeito. A interdisciplinaridade emerge como um princípio pedagógico capaz de enfrentar os desafios da complexidade contemporânea, alinhando-se às demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Essa abordagem permite aos estudantes relacionar conhecimentos diversos, desenvolver competências essenciais e responder aos desafios do século XXI. No contexto das políticas educacionais atuais, o estudo ressalta a relevância de um currículo que supere a fragmentação disciplinar e valorize a formação integral do sujeito. A Educação Integral, apoiada pela interdisciplinaridade, é apresentada como um instrumento para transformar a escola em um espaço de construção coletiva, capaz de articular saberes científicos e populares e promover o desenvolvimento de cidadãos críticos, éticos e comprometidos com uma sociedade mais justa e inclusiva.

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Biografia do Autor

Vanesa Regina Toigo Pedro, Veny Creator Cristian University

Mestranda em  Ciências  da  Educação  pela  Veny  Creator  Christian  University, Licenciatura  em  Educação Física pela FACEPAL- PR (1997)/  Especialização em Ciências do Movimento Humano – UNIBEM (2001).

Flavio Carreiro de Santana, Veny Creator Cristian University

Docente nas áreas de Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado nos cursos de  Pedagogia e História/Graduação em História pela UEPB, Especialização em História do Brasil pela UEPB/ Mestrado em Sociologia pela UEPB/  Doutorado na área de História e Arqueologia pela Universidade de Coimbra - Portugal /Membro investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em História Local/ Professor no Mestrado em Ciências da Educação pela Veny Creator Cristian University/  orcid tb: 0000-0003-1008-2604.

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Publicado

2025-01-15

Como Citar

Pedro, V. R. T., & Santana, F. C. de. (2025). A INTEGRAÇÃO CURRICULAR COMO CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 1285–1295. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17573