INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.19954Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Educação. Fragmentação. Professores.Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre o conceito de Interdisciplinaridade e sua inserção como prática no contexto escolar. Aborda quando começou a ser discutida na educação e destaca as contribuições de diversos autores que a defendem como um caminho para superar o isolamento entre as disciplinas e construir um saber coletivo e integrado. Ao reunir diferentes áreas do conhecimento, a Interdisciplinaridade busca tornar o aprendizado mais significativo e conectado à realidade dos alunos. No entanto, sua implementação enfrenta diversos desafios, como a formação inicial dos professores, a escassez de tempo para o planejamento conjunto e a rigidez dos currículos escolares. Esses obstáculos evidenciam a necessidade de mudanças estruturais nas escolas, com a valorização do trabalho em equipe e investimentos em formação continuada. Assim, a interdisciplinaridade consolida-se como uma estratégia fundamental para transformar a escola em um espaço dinâmico de aprendizagem, mais próximo da vida real dos estudantes e capaz de prepará-los para os desafios do século XXI, formando sujeitos críticos, criativos e atuantes na sociedade em que estão inseridos.
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