INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Ermelina Pires Ferreira Veni Creator Christian University
  • Flavio Carreiro de Santana Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.19954

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Educação. Fragmentação. Professores.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o conceito de Interdisciplinaridade e sua inserção como prática no contexto escolar. Aborda quando começou a ser discutida na educação e destaca as contribuições de diversos autores que a defendem como um caminho para superar o isolamento entre as disciplinas e construir um saber coletivo e integrado. Ao reunir diferentes áreas do conhecimento, a Interdisciplinaridade busca tornar o aprendizado mais significativo e conectado à realidade dos alunos. No entanto, sua implementação enfrenta diversos desafios, como a formação inicial dos professores, a escassez de tempo para o planejamento conjunto e a rigidez dos currículos escolares. Esses obstáculos evidenciam a necessidade de mudanças estruturais nas escolas, com a valorização do trabalho em equipe e investimentos em formação continuada. Assim, a interdisciplinaridade consolida-se como uma estratégia fundamental para transformar a escola em um espaço dinâmico de aprendizagem, mais próximo da vida real dos estudantes e capaz de prepará-los para os desafios do século XXI, formando sujeitos críticos, criativos e atuantes na sociedade em que estão inseridos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ermelina Pires Ferreira, Veni Creator Christian University

Mestranda em Educação pela VENI CREATOR CHRISTIAN UNIVERSITY. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC. Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela UNC. Especialização em Mídias da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

Flavio Carreiro de Santana, Universidade de Coimbra

Docente nas áreas de Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado nos cursos de Pedagogia e História.Doutorado em História e Arqueologia pela Universidade de Coimbra - Portugal (2014).

Downloads

Publicado

2025-07-11

Como Citar

Ferreira, E. P., & Santana, F. C. de. (2025). INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1350–1361. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.19954