SABERES EM DIÁLOGO: A INTERDISCIPLINARIDADE NA ERA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19943Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Educação. Saberes integrados. BNCC.Resumo
Este trabalho discute a importância da interdisciplinaridade e da conexão entre saberes na educação contemporânea, considerando os limites do modelo tradicional de ensino, baseado na fragmentação do conhecimento. A interdisciplinaridade é compreendida como uma abordagem epistemológica que integra diferentes áreas do saber, promovendo uma aprendizagem contextualizada, crítica e significativa. Autores como Edgar Morin, Paulo Freire e Ivani Fazenda são referências na fundamentação teórica, destacando a necessidade de uma nova postura educacional, pautada pelo diálogo entre os saberes e pela valorização da complexidade dos fenômenos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também é analisada como diretriz que incentiva abordagens integradoras e transversais no currículo escolar. O estudo reconhece os desafios para a prática interdisciplinar, como a organização rígida dos conteúdos, a formação disciplinar dos professores e a resistência institucional a mudanças pedagógicas. No entanto, aponta possibilidades de superação por meio de metodologias ativas, projetos integradores, itinerários formativos e uso de tecnologias educacionais. Conclui-se que a interdisciplinaridade representa uma estratégia essencial para a formação de sujeitos críticos, autônomos e preparados para lidar com os desafios da sociedade atual, contribuindo para uma educação mais humana, inclusiva e transformadora.
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