EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18178Palavras-chave:
Educação. Tecnologia. Ensino. Aprendizagem.Resumo
Os desafios e oportunidades que a tecnologia traz para o processo de ensino-aprendizagem em uma sociedade cada vez mais conectada acompanhadas de evoluções tecnológicas e desenvolvimento integral dos estudantes, alinhadas à competências e exigências do século XXI, contando com a resistência de alguns professores devido à falta de formação continuada, o receio de que o uso de dispositivos digitais resulte apenas em cópias e memorização, e a exclusão digital decorrente de infraestrutura precária e acesso restrito à internet compõe o alerta para a necessidade de repensar as práticas pedagógicas, de modo que a tecnologia não seja apenas um recurso adicional, mas uma aliada efetiva na formação de indivíduos críticos e criativos. Reflete as dificuldades que vão desde o acesso, a falta de conhecimento, políticas inclusivas, e os obstáculos enfrentados durante a pandemia de Covid-19. Descreve a prática de dois educadores no cotidiano escolar ressaltando que, as tecnologias se integradas de forma consciente e planejada, podem potencializar a qualidade da educação, ampliando a interação, a colaboração e o protagonismo dos estudantes. Por fim, observa a importância de investimentos em formação de professores, bem como políticas públicas que promovam inclusão digital e inovação pedagógica, a fim de preparar alunos para os desafios de um futuro cada vez mais tecnológico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY