INTERDISCIPLINARIDADE COMO CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Maria Célia Alves de Oliveira Veni Creator Christian University https://orcid.org/0009-0004-5675-6066
  • Ialison Luis Fernandes da Silva Veni Creator Christian University
  • Flávio Carreiro de Santana Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20121

Palavras-chave:

Currículo. Integrado. Pesquisa. Atendimento Educacional Especializado. Singularidade.

Resumo

Este trabalho é uma tentativa de olhar com mais cuidado a maneira de como o currículo escolar se apresenta, muito fragmentado, o que acaba dificultando a inclusão de muitos alunos — especialmente aqueles que têm algum tipo de deficiência ou precisam de um apoio a mais para aprender. A proposta é pensar a interdisciplinaridade como um caminho possível para tornar o ensino mais integrado, mais próximo da realidade dos estudantes e mais acolhedor para todos. A pesquisa foi feita com cinco alunos do Ensino Médio que são acompanhados pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE), em uma escola pública do sertão da Paraíba. A partir das respostas deles, foi possível perceber que, embora existam avanços no apoio pedagógico, ainda faltam articulações mais efetivas entre o AEE e os professores da sala regular. As falas dos estudantes também mostram o quanto o sentimento de pertencimento e o respeito nas relações são fundamentais para que a inclusão aconteça de verdade. Mais do que recursos e políticas, é preciso construir uma escola que realmente enxergue e valorize cada aluno em sua singularidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Célia Alves de Oliveira, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Ialison Luis Fernandes da Silva, Veni Creator Christian University

Mestrando em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Flávio Carreiro de Santana, Veni Creator Christian University

Doutor na área de História e Arqueologia pela Universidade de Coimbra – Portugal. Membro investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em História Local (NUPEHL/UEPB.) Docente do Programa de Pós-Graduação da Veni Creator Christian University.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Oliveira, M. C. A. de, Silva, I. L. F. da, & Santana, F. C. de. (2025). INTERDISCIPLINARIDADE COMO CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 5602–5623. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20121