INTERDISCIPLINARIDADE COMO CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20121Palavras-chave:
Currículo. Integrado. Pesquisa. Atendimento Educacional Especializado. Singularidade.Resumo
Este trabalho é uma tentativa de olhar com mais cuidado a maneira de como o currículo escolar se apresenta, muito fragmentado, o que acaba dificultando a inclusão de muitos alunos — especialmente aqueles que têm algum tipo de deficiência ou precisam de um apoio a mais para aprender. A proposta é pensar a interdisciplinaridade como um caminho possível para tornar o ensino mais integrado, mais próximo da realidade dos estudantes e mais acolhedor para todos. A pesquisa foi feita com cinco alunos do Ensino Médio que são acompanhados pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE), em uma escola pública do sertão da Paraíba. A partir das respostas deles, foi possível perceber que, embora existam avanços no apoio pedagógico, ainda faltam articulações mais efetivas entre o AEE e os professores da sala regular. As falas dos estudantes também mostram o quanto o sentimento de pertencimento e o respeito nas relações são fundamentais para que a inclusão aconteça de verdade. Mais do que recursos e políticas, é preciso construir uma escola que realmente enxergue e valorize cada aluno em sua singularidade.
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