O DILEMA DOS SMARTPHONES EM SALA DE AULA ENTRE FERRAMENTAS DE APRENDIZADO E BARREIRAS COGNITIVAS

Autores

  • Maria Célia Alves de Oliveira Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17951

Palavras-chave:

Pesquisa. Percepções sobre o uso dos smartphones. Desafios. Oportunidades.

Resumo

Este artigo investiga o impacto dos smartphones no ambiente escolar, com base em uma pesquisa realizada com uma professora de Língua Portuguesa, uma coordenadora pedagógica e uma estudante de uma Escola Cidadã Integral Estadual no sertão da Paraíba. Examinando as percepções sobre o uso dos smartphones como ferramentas pedagógicas e seus desafios na sala de aula, o estudo revela que, quando usados de forma consciente e estruturada, os smartphones têm grande potencial para enriquecer o ensino-aprendizagem, facilitando atividades como pesquisas, jogos educativos e acesso a recursos online. No entanto, o uso inadequado pode resultar em distrações, comprometendo a atenção e o desempenho cognitivo dos alunos. O artigo também discute os desafios e oportunidades trazidos pela tecnologia no processo educacional, apontando a necessidade de estratégias eficazes para equilibrar as vantagens pedagógicas desses aparelhos e a minimização de seus efeitos negativos, promovendo um uso consciente e produtivo da tecnologia no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Maria Célia Alves de Oliveira, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

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Publicado

2025-01-22

Como Citar

Oliveira, M. C. A. de. (2025). O DILEMA DOS SMARTPHONES EM SALA DE AULA ENTRE FERRAMENTAS DE APRENDIZADO E BARREIRAS COGNITIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 1883–1893. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17951