O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS CONTEXTOS DA INTERDISCIPLINARIDADE E DO USO DOS ESPAÇOS NATURAIS DA CIDADE DESTINADOS ÀS AULAS PRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9808Palavras-chave:
Educação Física Escolar. Interdisciplinaridade. Espaço natural. Fortaleza. Ceará.Resumo
No movimento da Educação, a disciplina Educação Física Escolar situa-se no sítio das relevâncias, pois, sua prática pedagógica promove o desenvolvimento integral do aluno. Entretanto, as práticas da educação física no contexto da Escola não estão sendo contempladas de forma satisfatória. Do ponto de vista educacional esse problema está relacionado ao fato de que entre a educação física e o meio natural como espaço informal para sua prática há uma larga lacuna a ser preenchida. A partir dessa premissa, o presente trabalho teve como objetivo principal comunicar por meio de estudo em fontes bibliográficas como artigos, livros, sites e outras formas de referências, conceitos e discussões tecidas no meio acadêmico sobre a interdisciplinaridade no ensino e aprendizagem da Educação Física Escolar e o contexto do uso da paisagem como área de prática da educação física escolar, visando especificamente analisar as interfaces entre Educação Física e a Natureza. Ressaltar a necessidade de se praticar exercícios físicos em contato com a natureza; comunicar sobre a paisagem na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil e seus espaços disponíveis para a prática da Educação Física e coletar opiniões e percepções de professores de educação física escolar da cidade de Fortaleza sobre esses vieses didáticos foram os objetivos específicos delineados no presente trabalho. O instrumento utilizado para a coleta de dados, opiniões e percepções de professores de Educação Física Escolar da rede de escolas da cidade de Fortaleza, Ceará foi um questionário semiestruturado aplicado a uma amostra de 60 professores. Os resultados revelaram que a maioria da amostra de professores entrevistados não faz uso da interdisciplinaridade no ensino da Educação Física Escolar e também não utiliza os espaços de Fortaleza de maneira adequada, ou seja, os espaços destinados às práticas físicas na capital são subaproveitados por esses docentes. Para que esse movimento seja uma prática concreta e aconteça de modo constante é necessário haver meios de formação do professor voltados para esse tipo de trabalho na educação; planejamento das aulas externas; preparação do estudante e dos materiais para esse modo de aula e, ainda mais importante, a inserção desse movimento no Projeto Político Pedagógico da escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY