SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM FOCO NO CORONAVÍRUS

Autores

  • Nadia Pinto Omari Mattos Universidade do Grande Rio
  • Haydéa Maria Marino de Sant’Anna Reis da Universidade do Grande Rio

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5118

Palavras-chave:

Aulas remotas. Ciências naturais. Formação de professores.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo tratar acerca da Sequência Didática (SD), sua elaboração e aplicação dentro do contexto atual de pandemia do coronavírus (COVID-19), que houve um resultante impacto em todas as áreas da sociedade, assim como na educação em todo o mundo. A discussão de conceitos educacionais, como a metodologia de produção e abordagem de uma SD, pode ser usada para a contribuição da formação de professores dos anos iniciais de ensino, utilizando ferramentas tecnológicas aplicadas ao ensino remoto, com apresentação de resultados que proporcionam a interação dos alunos na elaboração das atividades interdisciplinares. Sendo perceptível que tais dispositivos digitais, alinhado as metodologias de SD, em um ambiente mesmo virtual educativo, como em aulas remotas, favorecem a participação dos alunos, principalmente em um momento de distanciamento social. O desenvolvimento do trabalho foi realizado através de revisão bibliográfica qualitativa. Para que um aprendizado de qualidade seja alcançado, se faz necessária uma apresentação eficaz de uma SD muito bem engendrada, estruturada e realizada.

Biografia do Autor

Nadia Pinto Omari Mattos, Universidade do Grande Rio

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências da Universidade do Grande Rio ( Unigranrio). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990) e especialização em metodologia de ensino (UERJ-1997). Na prefeitura do RJ as experiências mais recentes foram no cargo de Coordenadora pedagógica, diretora adjunta e diretora geral até a presente data. Com experiência na área de Educação com o magistério das disciplinas pedagógicas, para o curso normal, lecionando na rede estadual de ensino. Professora Tutora do Núcleo de Educação à Distância ( NeaD) da Universidade Unigranrio na área pedagógica. A inclusão é o foco de todo trabalho realizado na área pedagógica, onde projeto minha visão/experiência para o aprendizado de vários níveis de escolaridade, partindo da Educação básica e alcançando o nível superior, numa trajetória profissional que contempla o Ensino público e Ensino privado. Atualizando a cada dia as oportunidades de reflexões à cerca das culturas,das desigualdades e do crescimento que envolvem os pares. Incluir éacreditar, incentivar e oportunizar o aprendizado. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Trabalho e Cultura (UNIGRANRIO). E-mail:nadia.mattos@unigranrio.edu.br.

 

Haydéa Maria Marino de Sant’Anna Reis, da Universidade do Grande Rio

Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia (Presencial e EaD). Atua como docente no PPG em Ensino das Ciências e PPG em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/1999), Licenciada em Letras - Faculdades Integradas Cruzeiro- SP (FIC/1985), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FIC / SP/2006) e Gestão da Escola Pública (UFJF/2007), com Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2001) e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial/Educação Inclusiva. Líder de Grupo de Pesquisa no CNPq: Educação, Trabalho e Cultura. Consultora Ad Hoc da FUNADESP, parecerista em periódicos e Conselheira do Centro de Pesquisa, Memória e História da Educação da Cidade de Duque de Caxias e Baixada Fluminense - CEPEMHEd. Desenvolve pesquisas que abordam os seguintes temas: Educação Especial, Educação Inclusiva, Tecnologias Assistivas, Metodologias Ativas, Currículo e Gestão Educacional.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Mattos, N. P. O. ., & Reis, H. M. M. de S. . (2022). SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM FOCO NO CORONAVÍRUS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 1055–1065. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5118