INCLUSÃO E PERMANÊNCIA NA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) SOB OLHAR DA AFETIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9683Palavras-chave:
Acolhimento. EJA. Prática educativa.Resumo
A possibilidade de conter a evasão escolar na Eja, nos arremete a estudos sobre a história dessa modalidade de ensino com foco na realidade que se apresenta em escolas públicas. Com objetivo de criar reflexões acerca das políticas públicas em educação voltadas para jovens e adultos no Brasil, o compromisso de inclusão com esse segmento educacional que necessita de novas oportunidades para retornarem ou começar os estudos. Analisamos pesquisas estatísticas, gráficos, diversos autores e a regulamentação da LDB 9394/96 onde se determina a igualdade de condições aos alunos da Educação de Jovens oferecendo acesso e permanência a escola pública, como um marco de dignidade e inclusão. A justificativa surge das indagações sobre a trajetória da EJA no Brasil, investigando a afetividade como uma das condições humanas que favorecem a evolução da aprendizagem e sua forma de interferir positivamente na diminuição da evasão escolar, na interação aluno-professor e em todo espaço escolar que possibilite a construção da identidade do sujeito.
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