INCLUSÃO E PERMANÊNCIA NA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) SOB OLHAR DA AFETIVIDADE

Autores

  • Nadia Pinto Omari Mattos Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO 
  • Lilian Regina Araujo dos Santos Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9683

Palavras-chave:

Acolhimento. EJA. Prática educativa.

Resumo

A possibilidade de conter a evasão escolar na Eja, nos arremete a estudos sobre a história dessa modalidade de ensino com foco na realidade que se apresenta em escolas públicas. Com objetivo de criar reflexões acerca das políticas públicas em educação voltadas para jovens e adultos no Brasil, o compromisso de inclusão com esse segmento educacional que necessita de novas oportunidades para retornarem ou começar os estudos. Analisamos pesquisas estatísticas, gráficos, diversos autores e a regulamentação da LDB 9394/96 onde se determina a igualdade de condições aos alunos da Educação de Jovens oferecendo acesso e permanência a escola pública, como um marco de dignidade e inclusão. A justificativa surge das indagações sobre a trajetória da EJA no Brasil, investigando a afetividade como uma das condições humanas que favorecem a evolução da aprendizagem e sua forma de interferir positivamente na diminuição da evasão escolar, na interação aluno-professor e em todo espaço escolar que possibilite a construção da identidade do sujeito.

Biografia do Autor

Nadia Pinto Omari Mattos, Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO 

Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO. 

Lilian Regina Araujo dos Santos, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO.

 

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Publicado

2023-05-31

Como Citar

Mattos, N. P. O., & Santos, L. R. A. dos. (2023). INCLUSÃO E PERMANÊNCIA NA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) SOB OLHAR DA AFETIVIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 851–867. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9683