EM TEMPOS DE PANDEMIA: ARTICULANDO POSSIBILIDADES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NA PESQUISA COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS

Autores

  • Luiz Carlos Michilis de Carvalho Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas- UFAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6214

Palavras-chave:

Estratégias Metodológicas. Ciência. Educação. Tecnologia.

Resumo

Este artigo é uma parte da dissertação de mestrado intitulada Ensino de Ciências em tempo de Pandemia: A percepção dos professores de ensino médio da disciplina Ciências Biológicas nos campi do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas produzida no campo da Linha de Pesquisa Fundamentos e Metodologias para o ensino das Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) que objetivará Analisar as práticas pedagógicas durante as aulas remotas da disciplina ciências biológicas nos campis do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas, sua formação, suas dificuldades e apreensões no contexto de pandemia de COVID-19. Trata-se um recorte que busca mostrar estratégias metodológicas adotadas na pesquisa. Embasamos nos autores Volpato 2003, Gatti (2006), Ludke (2013), Gil (2008), Bardin (2009), para amparar escolha na produção da história de vida na produção de dados com os professores de ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Na composição das histórias das práticas nas aulas On line utilizaremos a entrevista e também utilizaremos questionários On-line que representará o questionário com perguntas direcionadas de forma aberta visando atender as hipóteses despertadas na pesquisa. Serão elaboradas observações dispostas em relatórios e demais registros. As aproximações teórico-metodológicas aqui apontadas têm como base as reflexões produzidas no âmbito da disciplina Seminário de Pesquisa I – PPGECH/UFAM. As estratégias metodológicas estão articuladas aos modos pós-críticos de pesquisa em educação. Ainda podemos ressaltar da importância do uso da Tecnologia da Informação e Comunicação por parte dos professores durante a Pandemia de COVID-19.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Michilis de Carvalho, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Mestrando do curso de Pós-graduação de Ciências e Humanidades - (PPGECH) – UFAM. Especialista em Psicopedagogia – Universidade Federal do Amazonas – UFAM. E-mail: luiz.carlos@ifam.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6093-1419.

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Doutor em BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA - REDE BIONORTE Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente-Universidade Federal do Amazonas E-mail: renatoal@ufam.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0006-7654.

 

Downloads

Publicado

30/07/2022

Como Citar

Carvalho, L. C. M. de ., & Lima, R. A. . (2022). EM TEMPOS DE PANDEMIA: ARTICULANDO POSSIBILIDADES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NA PESQUISA COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 1–19. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6214