AVANÇO TECNOLÓGICO E EDUCAÇÃO: IMPACTOS E TRANSFORMAÇÕES NO PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Maria Augusta Dias Tiné Veni Creator Christian University -USA
  • Mychelle Ramos Ferreira de Moura Veni Creator Christian University -USA
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University -USA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12931

Palavras-chave:

Educação. Desafio. Tecnologia. Covid-19.

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem foi impactado de maneira abrupta em âmbito pessoal, educacional, profissional e social em razão da Pandemia do Covid-19, com o imperativo do distanciamento social, impondo uma transição célere das atividades presenciais para o cenário virtual. Essa transformação destacou a tecnologia como uma ferramenta imprescindível para garantir a continuidade do acesso à educação, promovendo uma série de desafios ao novo modelo de ensino aprendizagem. As novas Tecnologias da Informação e Comunicação, passaram a fazer parte da práxis educativa, objetivando a construção do saber, transformando na prática a metodologia pedagógica. O processo de concepção, transformação e execução das novas tecnologias no Sistema Educacional através das TICs, suscitaram desafios e celeridade na condução do aluno ao conhecimento, impactando no desenvolvimento social e cultural, transportando aluno e professor para o mundo globalizado com perspectiva integrativa. O professor intermediando os novos processos educacionais, integrando as novas tecnologias, criando saberes, descortinando novas culturas e valores para seus educandos. O processo requereu competência e comprometimento no novo modelo de ensino, transformando as exigências e complexidades em motivação para o conhecimento.

Biografia do Autor

Maria Augusta Dias Tiné, Veni Creator Christian University -USA

Mestranda em Ciências da Educação da Veni Creator Christian University. 

Mychelle Ramos Ferreira de Moura, Veni Creator Christian University -USA

Mestranda em Ciências da Educação da Veni Creator Christian University.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University -USA

Doutora e mestre em geografia pela UFPE. Atua como professora no IFPE, UFPE, ESUDA e Veni Creator, Christian University. Trabalha com as linhas de pesquisas relacionadas às comunidades quilombolas e o estudo do negro em geral e com tecnologias da educação. Autora do livro Conflitos identitários e territoriais da comunicação quilombola Onze Negras - Cabo de Santo Agostinho. 

Downloads

Publicado

2024-02-08

Como Citar

Tiné, M. A. D., Moura, M. R. F. de, & Santos, M. P. M. dos. (2024). AVANÇO TECNOLÓGICO E EDUCAÇÃO: IMPACTOS E TRANSFORMAÇÕES NO PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 615–625. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12931