OPORTUNIDADES E DESAFIOS CRIADOS PELA TECNOLOGIA NOS PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS EM TEMPOS DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Zelandia Maria dos Santos Souza Veni Creator Christian University
  • Alexandrino José dos Santos Souza Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.12953

Palavras-chave:

Ensino remoto emergencial. Educação mediada por tecnologias. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. SARS-CoV-2. Conteúdos didático- pedagógicos.

Resumo

A emergência sanitária de Covid-19 impôs um cenário significativamente desafiador a diversos setores da sociedade, sendo a Educação um dos mais afetados. A comunicação surge como elemento crucial no enfrentamento dessas adversidades. Consequentemente, estabeleceu-se um aumento da flexibilidade e do teletrabalho na pedagogia, que, aliado à transformação digital, torna-se uma consequência previsível do impacto da pandemia. No entanto, desafios como a eficácia da tecnologia e a justiça tecnológica precisam de ser considerados. Diante disso, foi desenvolvido um estudo com o objetivo de compreender de que maneira a Educação foi afetada pelas novas dinâmicas associadas à pandemia e, especialmente, procura-se analisar como os educadores lidaram com as oportunidades e os desafios desse período em suas vidas profissionais, especificamente em relação ao emprego das ferramentas tecnológicas de informação e comunicação. Diante disso, pode-se observar que os profissionais da Educação enfrentaram desafios devido ao acesso restrito a locais físicos de ensino, levando à consolidação de sistemas de aprendizagem híbridos. A mudança para plataformas on-line, como Zoom e Meet, tornou-se parte integrante das rotinas do corpo docente, embora a resolução de qualidade continue a ser um desafio. A dinâmica entre educadores e alunos evoluiu para uma interação mais virtual, exigindo que os professores se adaptem às novas tecnologias de ensino. Destarte, a proficiência em tecnologia torna-se um desafio tanto para educadores quanto para alunos, exigindo esforços contínuos de treinamento e suporte. O acesso equitativo à tecnologia enfrenta obstáculos, especialmente para estudantes oriundos de meios desfavorecidos, exigindo medidas urgentes para colmatar a exclusão digital.

Biografia do Autor

Zelandia Maria dos Santos Souza, Veni Creator Christian University

Servidora pública do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE). Discente do curso de Mestrado em Ciência da Educação da Veni Creator Christian University.

Alexandrino José dos Santos Souza, Veni Creator Christian University

Empresário e graduado em Administração de Empresas. Discente do curso de Mestrado em Ciências da Educação da Veni Creator Christian University.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Professora em Avanço Tecnológico e Educação: Impactos e Transformações da Veni Creator Christian University.

Downloads

Publicado

2024-03-11

Como Citar

Souza, Z. M. dos S., Souza, A. J. dos S., & Santos, M. P. M. dos. (2024). OPORTUNIDADES E DESAFIOS CRIADOS PELA TECNOLOGIA NOS PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS EM TEMPOS DA PANDEMIA DE COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1124–1149. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.12953