WHATSAPP NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO DE 2020 ATÉ 2021, PERÍODO DA COVID 19/ BARRAS – PI
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18281Palavras-chave:
WhatsApp. Ensino remoto. Processo de ensino-aprendizagem.Resumo
O presente trabalho aborda o uso do WhatsApp no desenvolvimento da aprendizagem no período da pandemia do Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, em 33 escolas da região norte do Piauí, tendo em vista que professores de todo o mundo tiveram que inovar o ensino, de forma mais incisiva e proativa. Dentre as tecnologias digitais disponíveis, escolhemos como objeto de estudo o supracitado aplicativo, já que ele se tornou a ferramenta mais utilizada por docentes e alunos nas aulas remotas, além de que esse modelo de ensino foi adotado para amenizar os riscos e prejuízos, diante de um período atípico e emergencial. A pesquisa foi realizada com 544 professores de escolas jurisdicionadas à 2ª GRE da Rede Estadual, localizados no município de Barras – PI. Com base nos dados coletados e analisados, observamos um cenário crítico e preocupante: indisponibilidade de computadores e celulares; desconhecimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TCIs); insegurança com as plataformas digitais da Rede Estadual de Educação; dificuldade de acesso à internet; e, por fim, famílias dividindo o telefone com os filhos para acompanhamento das aulas remotas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY