LUDICIDADE NA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA

doi.org/10.29327/4426441

Autores

  • Eny Santos Oliveira Hanauer Universidade Federal do Mato Grosso- UFMG

Palavras-chave:

Aprendizagem. Pandemia. Tecnologia.

Resumo

O ser humano está em constante descoberta e inserido em um contexto histórico e social buscando superar desafios no meio em que vive. Por meio de ocorrências devido à pandemia do vírus covid 19,  o governo de Mato Grosso-MT atento as orientações sanitárias, suspendeu as aulas presenciais acautelando o risco a vidas dos educandos, professores e administrativos, e logo tomou medidas emergenciais, estabeleceu decretos que promovendo medidas estaduais que provém disciplinas frente aos riscos de aglomerações de pessoas passando as instituições escolares a se adequarem aos ensinos à distância, também aos trabalhos remotos. Portanto, a Secretaria de Saúde do Município de Tangará da Serra- MT, colocou – se a frente com recomendações e, em tempo, advertindo a população acerca das medidas sanitárias necessárias para garantir a proteção da população. Diante deste contexto, no orbe educacional, o município optou por ensino na modalidade remota, com vistas a manter a rotina educacional dos munícipes em idade escolar. Sendo o objetivo do ensino remoto, época em que a educação apresenta momento diferenciado na transmissão dos objetos de conhecimentos, o pensar em ensinar não é um papel fácil para o professor, pois, o indivíduo inserido no âmbito escolar, apresenta diferentes habilidades tanto psicológicas como motoras. A escola se adapta e consegue formar o elo entre os docente e estudante com recursos tecnológicos em que o processo de ensino, aprendizagem chegue nos lares dos estudantes através de vários suportes sendo que, é preciso atingir todo o ciclo escolar. Portanto, as instituições de ensino, professores e famílias precederam ao esforço coletivo de adaptação a essa nova realidade.  O suporte pedagógico foi disponibilizado através de interações com sistemas tais como: plataforma Classroom.google.com, em que o professor registra as atividades remotas e avalia o aluno constantemente através das postagens das atividades, contextualizando todo material, retornados.  Ainda, chats, Google Meet, grupos de Whatzapp fomentam as orientações escolares além de contribuir para o andamento letivo. Um dos métodos dispostos ao aluno em que possa adquirir conhecimento, eficiência e com a ausência do professor presencial é o procedimento lúdico que apresenta uma grande contribuição ao destacar as habilidades e formalizar as competências.

Biografia do Autor

Eny Santos Oliveira Hanauer, Universidade Federal do Mato Grosso- UFMG

Licenciatura em Pedagogia – Universidade Federal do Mato Grosso.  Especialização em Psicopedagogia -IMPE. Mestranda  em Educação pela FATEC ITS.  Autora do livro infantil-  O menino dos Alpes, publicação 2019. E-mail : enysh@hotmail.com.

 

Downloads

Publicado

2020-12-05

Como Citar

Santos Oliveira Hanauer, E. . (2020). LUDICIDADE NA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: doi.org/10.29327/4426441. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(11), 161–168. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/245