O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE TEÓRICA DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A DOCÊNCIA

Autores

  • Talita Cristina Rezende de Araújo Centro Universitário Newton Paiva
  • Mariana Prado Pacheco Centro Universitário Newton Paiva
  • Leilaine Lorrana Almeida Queiroz Centro Universitário Newton Paiva
  • Maria Aparecida da Silva Centro Universitário Newton Paiva
  • Fabiana Santos de Avelar Centro Universitário Newton Paiva
  • Antônio Carlos de Almeida Gouveia Filho Centro Universitário Newton Paiva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7548

Palavras-chave:

Isolamento social. Ensino remoto. Tecnologias digitais. Práticas pedagógicas. Educação básica.

Resumo

Esse artigo buscou analisar o uso das tecnologias digitais na educação considerando a instituição de ensino remoto emergencial analisando os impactos na prática docente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, ancorada nos pressupostos de Bortoni-Ricardo (2008).  A literatura abordada evidencia que o desenvolvimento das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) ocasionaram mudanças em domínios da atividade humana impactando aspectos da organização social. No âmbito educacional a suspensão das aulas presencias e a instituição do ensino remoto que, conforme a legislação, pode ou não ser mediado pelas tecnologias digitais, possuem impactos na forma de lidar com o conhecimento. Constata-se, ainda, que a   utilização de tecnologias digitais no ensino remoto emergencial deflagra questões para reflexão e análise, evidenciando que o uso da tecnologia digital é perpassada por desafios, como as desigualdades sociais na qual destaca-se a precarização do acesso à internet, condições relacionadas aos aspectos socioeconômicos, impactando as oportunidades em relação à continuidade das aulas e processo de aprendizagem; a formação profissional que, revelou a necessidade de reflexão sobre as metodologias de ensino e aprendizagem, sobre formas de ensinar e aprender que leva, inevitavelmente a um movimento de ressignificação dos processos e práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Talita Cristina Rezende de Araújo, Centro Universitário Newton Paiva

Graduanda em Pedagogia/ Centro Universitário Newton Paiva.

Mariana Prado Pacheco, Centro Universitário Newton Paiva

Graduanda em Pedagogia/ Centro Universitário Newton Paiva.

Leilaine Lorrana Almeida Queiroz, Centro Universitário Newton Paiva

Graduanda em Pedagogia/ Centro Universitário Newton Paiva. 

Maria Aparecida da Silva, Centro Universitário Newton Paiva

Graduanda em Pedagogia/ Centro Universitário Newton Paiva. 

Fabiana Santos de Avelar, Centro Universitário Newton Paiva

Graduanda em Pedagogia/ Centro Universitário Newton Paiva. 

Antônio Carlos de Almeida Gouveia Filho, Centro Universitário Newton Paiva

Coordenador dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas do Centro Universitário Newton Paiva. 

 

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Publicado

2022-11-30

Como Citar

Araújo, T. C. R. de ., Pacheco, M. P. ., Queiroz, L. L. A. ., Silva, M. A. da ., Avelar, F. S. de ., & Gouveia Filho, A. C. de A. . (2022). O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE TEÓRICA DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A DOCÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 694–707. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7548