EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS DOCENTES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Maria Aparecida da Silva Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres
  • Leyriane Aparecida Nascimento Petronilho Cruz Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres
  • Aglaunice Fátima da Silva Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres
  • Gislaine do Nascimento Menacho
  • Fabrícia Aparecida Pinheiro Silva Professora na Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19674

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Formação de professores. Prática Pedagógica.

Resumo

A educação inclusiva configura-se como um paradigma educacional contemporâneo, orientado pela promoção da equidade, pelo reconhecimento da diversidade e pela garantia de acesso universal ao ensino. Além de assegurar a convivência plural no ambiente escolar, esse modelo pressupõe a valorização de diferenças intersubjetivas, como gênero, etnia e classe social, em consonância com dispositivos legais que visam à universalização de direitos educacionais. Nessa perspectiva, a legislação vigente estabelece a obrigatoriedade de oferecer oportunidades equitativas de aprendizagem em um mesmo espaço educativo, independentemente de particularidades individuais, como condição essencial para a efetivação da justiça social. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo analisar os desafios enfrentados por docentes do ensino regular na implementação de práticas pedagógicas alinhadas aos princípios da educação inclusiva. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, destacando-se: a insuficiência de apoio governamental e pedagógico; lacunas na formação docente específica para a educação inclusiva; resistência por parte de famílias no processo de aceitação das diferenças; e a fragilidade nas parcerias entre escola e comunidade para a construção coletiva de estratégias inclusivas. Conclui-se que a efetivação desse modelo educacional demanda não apenas a adequação de políticas públicas e investimentos estruturais, mas também a mobilização de esforços colaborativos entre instituições de ensino, gestores, docentes e famílias, visando à superação de barreiras sistêmicas que perpetuam desigualdades no âmbito escolar. 

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Biografia do Autor

Maria Aparecida da Silva, Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres

Pós-graduada em Informática na Educação. Professora na Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres- MT. 

Leyriane Aparecida Nascimento Petronilho Cruz, Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres

Pós-graduada em Educação Infantil. Professora na Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres-  MT.

Aglaunice Fátima da Silva, Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres

Pós-graduada em psicologia clínica e institucional. Professora na Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres- MT.

Gislaine do Nascimento Menacho

Pós-graduada em educação de jovens e adultos. 

Fabrícia Aparecida Pinheiro Silva, Professora na Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres

Pós-graduada em gestão pública com ênfase em questão social. Professora na Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres- MT. 

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Publicado

2025-06-05

Como Citar

Silva, M. A. da, Cruz, L. A. N. P., Silva, A. F. da, Menacho, G. do N., & Silva, F. A. P. (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS DOCENTES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 1096–1116. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19674