EDUCAÇÃO CONECTADA: INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E RISCOS INVISÍVEIS

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University
  • Daniela Afonso de Rezende Oliveira MUST
  • Danielle dos Santos Nogueira Must University
  • Dioze Brunis Peizino Must University
  • Flávia Damaceno Monteiro de Castro Must University
  • Gisélia Ubaldina Pires da Silva Oliveira Must University
  • Jaciara Pires Barbosa Must University
  • Roberta Ferreira da Silva Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20573

Palavras-chave:

Educação digital. Inclusão. Acessibilidade. Ensino remoto. Tecnologia educacional.

Resumo

Este estudo abordou o modelo educacional inserido no espaço tecnológico, considerando as implicações do ambiente digital no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo na educação básica. Investigou-se quais foram as vantagens, os benefícios e os riscos decorrentes do uso de tecnologias digitais na educação, com atenção especial à inclusão, à acessibilidade e aos impactos invisíveis dessas ferramentas. Teve como objetivo analisar os efeitos da digitalização na educação contemporânea. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, a partir da análise de publicações recentes sobre ensino remoto, gamificação, realidade virtual e inteligência artificial aplicadas ao contexto escolar. No desenvolvimento do trabalho, discutiram-se os avanços proporcionados pelas tecnologias, como a personalização da aprendizagem, o aumento do engajamento estudantil e a ampliação do acesso ao conhecimento, bem como os desafios enfrentados, entre eles a exclusão digital, os riscos à saúde mental, a carência de formação docente e os limites estruturais das instituições. Concluiu-se que, embora o ambiente digital represente um importante aliado na inovação pedagógica, seu uso exige planejamento, responsabilidade e políticas públicas eficazes. O estudo contribuiu para a compreensão crítica dos impactos tecnológicos na educação e apontou a necessidade de investigações futuras sobre práticas inclusivas e equitativas no uso das tecnologias.

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Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University

Master of Science in Emergent Technologies in Education, Must University (MUST).

Daniela Afonso de Rezende Oliveira, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Danielle dos Santos Nogueira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Dioze Brunis Peizino, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Flávia Damaceno Monteiro de Castro, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Gisélia Ubaldina Pires da Silva Oliveira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Jaciara Pires Barbosa, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Roberta Ferreira da Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

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Publicado

2025-08-04

Como Citar

Santos, S. M. A. V., Oliveira, D. A. de R., Nogueira, D. dos S., Peizino, D. B., Castro, F. D. M. de, Oliveira, G. U. P. da S., … Silva, R. F. da. (2025). EDUCAÇÃO CONECTADA: INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E RISCOS INVISÍVEIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 229–236. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20573