GESTÃO DEMOCRÁTICA: PROJETO POLÍTICO, PEDAGÓGICO E CONSELHO ESCOLAR COMO MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

Autores

  • Maria Aparecida da Silva Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres
  • Leyriane Aparecida Nascimento Petronilho Cruz Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres
  • Aglaunice Fátima da Silva Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres
  • Gislaine do Nascimento Menacho Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres
  • Fabrícia Aparecida Pinheiro Silva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19653

Palavras-chave:

Gestão democrática. Participação. Projeto político pedagógico. Conselho escolar.

Resumo

Vivemos em uma sociedade que se diz democrática em todas as suas esferas e dimensões; portanto nas instituições de ensino, também não é diferente. Os gestores e coordenadores pregam um trabalho respaldado na democracia, visando à participação de todos: professores, funcionários, pais e alunos nas tomadas de decisão, mas será que basta a gestão escolar se declarar democrática e abrir suas portas à comunidade que essa participação acontecerá? Quais mecanismos podem ser utilizados para promover essa participação? A escola precisa conhecer a comunidade na qual ela está inserida, já que os objetivos e finalidades para o processo de formação dos seus alunos, devem partir da realidade vivida dentro da comunidade da qual fazem parte. É importante e necessário um maior envolvimento entre ambas, de modo que possam ouvir e ser ouvidas. A construção do PPP e os conselhos escolares são mecanismos importantes para promover a articulação escola-comunidade, fortalecendo e qualificando os modos de participação popular nos processos decisivos.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida da Silva, Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres

Pós-graduada em informática na educação. Professora na Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres -MT. 

Leyriane Aparecida Nascimento Petronilho Cruz, Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres

Pós-graduada em Educação Infantil. Professora na Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres- MT.

Aglaunice Fátima da Silva, Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres

Pós-graduada em Psicologia Clínica E Institucional. Professora na Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres -MT.

Gislaine do Nascimento Menacho, Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres

Pós-graduada em Educação de Jovens e Adultos. Professora na Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres- MT. 

Fabrícia Aparecida Pinheiro Silva

Pós-graduada em Gestão Pública com ênfase em Questão Social. Professora na Rede de Ensino Púbico Municipal de Cáceres – MT.

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Publicado

2025-06-05

Como Citar

Silva, M. A. da, Cruz, L. A. N. P., Silva, A. F. da, Menacho, G. do N., & Silva, F. A. P. (2025). GESTÃO DEMOCRÁTICA: PROJETO POLÍTICO, PEDAGÓGICO E CONSELHO ESCOLAR COMO MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 1004–1014. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19653