GESTÃO DEMOCRÁTICA: PROJETO POLÍTICO, PEDAGÓGICO E CONSELHO ESCOLAR COMO MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19653Palavras-chave:
Gestão democrática. Participação. Projeto político pedagógico. Conselho escolar.Resumo
Vivemos em uma sociedade que se diz democrática em todas as suas esferas e dimensões; portanto nas instituições de ensino, também não é diferente. Os gestores e coordenadores pregam um trabalho respaldado na democracia, visando à participação de todos: professores, funcionários, pais e alunos nas tomadas de decisão, mas será que basta a gestão escolar se declarar democrática e abrir suas portas à comunidade que essa participação acontecerá? Quais mecanismos podem ser utilizados para promover essa participação? A escola precisa conhecer a comunidade na qual ela está inserida, já que os objetivos e finalidades para o processo de formação dos seus alunos, devem partir da realidade vivida dentro da comunidade da qual fazem parte. É importante e necessário um maior envolvimento entre ambas, de modo que possam ouvir e ser ouvidas. A construção do PPP e os conselhos escolares são mecanismos importantes para promover a articulação escola-comunidade, fortalecendo e qualificando os modos de participação popular nos processos decisivos.
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