METODOLOGIAS USADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA

Autores

  • Maria Aparecida da Silva Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18251

Palavras-chave:

Autismo. Ensino de ciências. Formação continuada do professor.

Resumo

Introdução: O desenvolvimento de técnicas experimentais no ensino de ciências para alunos com transtorno do espectro do autista (TEA) tem se demonstrado como excelente ferramenta de trabalho, uma vez atentado para as particularidades de cada aluno, os resultados obtidos em longo prazo podem ser promissores. Objetivo: Nesse contexto, objetivou-se com esse trabalho avaliar as metodologias utilizadas no ensino de ciências como ferramentas facilitadoras do aprendizado para crianças autistas do ensino fundamental. Resultados: Atualmente, quando se debate sobre a eficiência dos procedimentos metodológicos do Ensino de Ciências para educandos diagnosticados com TEA, constata-se a escassa existência de possibilidades de diálogo entre interlocutores posicionados em situações distintas. Conclusão: A utilização de materiais concretos e brincadeiras lúdicas no ensino de ciências são estratégias que vêm sendo desenvolvidas com êxito no aprendizado dos estudantes autistas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida da Silva, Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da Paraíba

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande. Especializada em Metodologia do Ensino pela FASP-Faculdade São Francisco Cajazeiras Paraíba. Pedagoga do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da Paraíba, Campus Cajazeiras.

 

Downloads

Publicado

2025-02-25

Como Citar

Silva, M. A. da. (2025). METODOLOGIAS USADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 2366–2374. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18251