AS POLITICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL: DESAFIOS, IMPACTOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Alenuska Karine de Medeiros Ferreira Veni Creator Christian University
  • Roxana Silva Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22048

Palavras-chave:

Politicas Públicas. Inclusão Escolar. Deficiência.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar as políticas de inclusão escolar no Brasil, identificando seus desafios, impactos e possibilidades diante de sua implementação. Faz parte da dissertação de metrado intitulada Inclusão de um aluno com comportamento adverso em uma escola pública municipal em Caicó-RN. Para tanto se fez necessário, compreender o contexto histórico e legal das políticas públicas voltadas à inclusão escolar no Brasil. Para tanto houve a necessidade de se investigar os principais desafios enfrentados pelas escolas na implementação efetiva dessas políticas, avaliar os impactos das práticas inclusivas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais, identificar possibilidades e estratégias que favoreçam o fortalecimento da inclusão nas instituições de ensino e refletir sobre o papel dos profissionais da educação na consolidação de uma escola inclusiva. A coleta de informações se deu através de estudo bibliográfico, com teórico, tais como: Delgado (2016), Gotzens (2003), Barcelli, Rosalino (2022). Também foi utilizado neste recorte, documentos normativos, tais como: Brasil (1997), (2008), ONU (1948), entre outros. Este trabalho justifica-se pelo fato de que a inclusão escolar representa um dos maiores desafios contemporâneos da educação brasileira, exigindo ações concretas que garantam o acesso, a permanência e a aprendizagem significativa de todos os alunos. Apesar dos avanços legais e políticos obtidos nas últimas décadas, ainda se observam dificuldades na efetivação das políticas públicas voltadas à inclusão, especialmente no que se refere à formação docente, à acessibilidade física e pedagógica e os comportamentos atitudinais de exclusão, ainda presente no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alenuska Karine de Medeiros Ferreira, Veni Creator Christian University

Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University (VCCU). Atualmente é professora polivalente da rede municipal de ensino dos municípios de Currais Novos-RN e Cruzeta-RN.

Roxana Silva, Veni Creator Christian University

Doutorado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University (VCCU). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Jardim de Piranhas e Prefeitura Municipal de Jucurutu - RN, ambas atuando como professora de ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE. Coordenadora Polo 2 Licenciatura em Educação Inclusiva e Especial - UFRN. AVALIADORA DE PERÍODICOS DA REVISTA SABERES. PESQUISADORA atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Inclusão, Formação de professor, Deficiência Intelectual, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH, Dislexia, Discalculia, Transtorno do Espectro Autista - TEA.

Downloads

Publicado

2025-11-10

Como Citar

Ferreira, A. K. de M., & Silva, R. (2025). AS POLITICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL: DESAFIOS, IMPACTOS E POSSIBILIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 2206–2218. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22048