AS POLITICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL: DESAFIOS, IMPACTOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22048Palavras-chave:
Politicas Públicas. Inclusão Escolar. Deficiência.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar as políticas de inclusão escolar no Brasil, identificando seus desafios, impactos e possibilidades diante de sua implementação. Faz parte da dissertação de metrado intitulada Inclusão de um aluno com comportamento adverso em uma escola pública municipal em Caicó-RN. Para tanto se fez necessário, compreender o contexto histórico e legal das políticas públicas voltadas à inclusão escolar no Brasil. Para tanto houve a necessidade de se investigar os principais desafios enfrentados pelas escolas na implementação efetiva dessas políticas, avaliar os impactos das práticas inclusivas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais, identificar possibilidades e estratégias que favoreçam o fortalecimento da inclusão nas instituições de ensino e refletir sobre o papel dos profissionais da educação na consolidação de uma escola inclusiva. A coleta de informações se deu através de estudo bibliográfico, com teórico, tais como: Delgado (2016), Gotzens (2003), Barcelli, Rosalino (2022). Também foi utilizado neste recorte, documentos normativos, tais como: Brasil (1997), (2008), ONU (1948), entre outros. Este trabalho justifica-se pelo fato de que a inclusão escolar representa um dos maiores desafios contemporâneos da educação brasileira, exigindo ações concretas que garantam o acesso, a permanência e a aprendizagem significativa de todos os alunos. Apesar dos avanços legais e políticos obtidos nas últimas décadas, ainda se observam dificuldades na efetivação das políticas públicas voltadas à inclusão, especialmente no que se refere à formação docente, à acessibilidade física e pedagógica e os comportamentos atitudinais de exclusão, ainda presente no ambiente escolar.
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