VIVÊNCIAS E DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR: A EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20403Palavras-chave:
Inclusão escolar. Deficiência. Educação pública.Resumo
Esse artigo buscou analisar os desafios e as vivências da inclusão escolar de crianças com deficiência no contexto da rede pública municipal. Por meio de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, foram examinadas produções acadêmicas publicadas nos últimos cinco anos em bases como SciELO, BDTD, Google Acadêmico e CAPES Periódicos. A análise de conteúdo identificou quatro categorias principais: formação docente, práticas pedagógicas inclusivas, barreiras institucionais e políticas públicas. Os resultados revelaram que, embora existam avanços normativos e experiências pedagógicas sensíveis, a inclusão escolar ainda encontra entraves significativos, como falta de formação específica, ausência de recursos e resistência institucional. Além disso, destaca-se a importância da escuta ativa, da valorização das singularidades e da atuação coletiva entre escola, família e políticas públicas. Conclui-se que a inclusão escolar é um processo contínuo que requer investimento, comprometimento e sensibilidade para garantir o direito à aprendizagem e à convivência de todas as crianças.
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