A CONSTRUÇÃO DO AMBIENTE AFETIVO: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA PARA A INCLUSÃO DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA OU NECESSIDADES EDUCACIONAIS NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11423Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Discente com deficiência. Professores. Afetividade. Família.Resumo
O processo de inclusão de discentes com deficiência ou necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular tem gerado contribuições e consequências para a atuação do professor. Uma das consequências é a falta de preparo dos professores, e a ausência das famílias no ambiente escolar. O presente artigo objetiva analisar como a afetividade influencia na aprendizagem dos estudantes com deficiência ou necessidades educacionais especiais, e o processo de inclusão numa escola pública do Paraná. Nesse sentido lançou-se a seguinte problemática: como a afetividade influencia na aprendizagem dos estudantes com deficiência ou necessidades educacionais especiais, e o processo de inclusão numa escola pública do Paraná? A metodologia ultilizada foi a pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental e pesquisa de campo através de formulários e entrevistas. Para tanto, se discorreu sobre as concepções e epistemologias que abarcam as definições das práticas educativa, pedagógica e docente, sob a direção alguns estudiosos como Mantoan (2003), Piaget (1962), Fernandez (2001), César (2003), Brasil (2008) entre outros que encenam a temática pedagógica, especificando o contexto elucidativo que trata do trabalho realizado frente à Educação Inclusiva. A pesquisa revelou que os professores assumem não estarem preparados para a demanda da Educação Inclusiva, bem como declaram que necessitam de capacitações e de uma formação continuada para assegurar o aprendizado aos discentes demandantes desse processo, e que esta que deveria fazer parte do currículo escolar. Conclui-se, portanto, que há a necessidade da criação e implementação de políticas públicas de Educação Inclusiva, bem como a atuação profissional em consonância com estas, e o chamamento da participação da família na escola privilegiando com isso, a efetivação dos direitos previstos nas legislações de ordem global. As reflexões expostas pelos sujeitos possibilitaram considerar que as atuais políticas inclusivas têm sido incipientes, necessitando de medidas urgentes frequentes a atuação do educador face ao contexto da Educação Inclusiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY