AUTISMO E COVID-19: REPENSANDO A INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13566

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista. Inclusão Educacional. Educação Especial. Covid-19.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista, no cenário educacional, tem sido discutido teoricamente e cientificamente com frequência, principalmente no Brasil. O aumento do número de matrículas de alunos com deficiência em escolas regulares municipais da rede pública de ensino é uma realidade em todos os municípios brasileiros. Nesse sentido, torna-se premente o conhecimento de políticas e práticas de inclusão escolar para tal alunado, em diversas regiões do Brasil. Este artigo tem por objetivo tecer considerações acerca da inclusão escolar de crianças com autismo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com base na revisão teórica acerca do que já se produziu sobre o tema. Após a pandemia eclodiu-se um crescente aumento de diagnósticos precoces de crianças com Transtorno do Espectro Autista, e aliado a isto novos desafios para inclusão escolar destas. Acredita-se que para a inclusão acontecer, é muito importante todos entenderem verdadeiramente o seu papel dentro deste contexto – escola, família e sociedade, por ser nesta vertente, que poderemos obter resultados positivos no ensino e na inclusão.

Biografia do Autor

Uguiarlem Ribeiro Durães, Universidade de Brasília

Mestre em Saúde Coletiva (Universidade de Brasília); Especialização em Transtorno do Espectro Autista pela Faculdade Iguaçu; Especialização em Direitos Humanos e Ressocialização pela Faculdade Única de Ipatinga; Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (ESCS/FEPECS, SES-DF); Especialista em Saúde da Família – título concedido pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Especialização em Políticas Públicas para População em Situação de Rua. Terapeuta Ocupacional (UnB). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4950-7705. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4518496037087671.  

Belchior Ribeiro Leite, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestre em Educação Profissional eTecnológica pelo Instituto Federal de Brasília – DF. Possui Especialização lato-sensu em Inspeção, Orientação, Supervisão e Gestão em Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes - UCAM/RJ. Possui Licenciatura Plena em Física pela Faculdade do Noroeste de Minas - MG e Licenciatura Plena em Normal Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG. Atualmente é supervisor pedagógico e professor na Escola Municipal Diomedes de Araújo Valadares. Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-8999-2442. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3208015211040432.

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Publicado

2024-04-18

Como Citar

Durães, U. R., & Leite, B. R. (2024). AUTISMO E COVID-19: REPENSANDO A INCLUSÃO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1941–1954. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13566