ALÉM DOS OBSTÁCULOS: INCLUSÃO, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17792Palavras-chave:
Asistencia Educativa Especializada - Discapacidad Intelectual - Educación Especial - Inclusión.Resumo
Este trabalho objetiva fazer um panorama histórico da Educação Especial com foco no Atendimento Educacional Especializado – AEE, principalmente dos alunos com deficiência intelectual em uma escola pública da Bahia. Ao longo da história as pessoas com deficiência, passaram por várias fases como: extermínio, segregação, integração, exclusão, e após anos de luta, adentram no processo árduo da inclusão. Apesar de terem direitos garantidos por leis e decretos, na maioria das vezes a teoria e a prática não coadunam no processo inclusivo. Outrora a Educação Especial tinha caráter suplementar ao ensino comum por meio do atendimento educacional especializado realizado em instituições ou classes especiais, fator que contribui para a exclusão dessas pessoas. Com o advento da inclusão, esse atendimento passou a ser ofertado nas escolas regulares, assim como a escolarização dessas pessoas. Foi trabalhado com metodologia da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e de campo, traçou-se, um panorama da educação especial e inclusão para melhor compreensão do processo inclusivo dos alunos com deficiência seguindo as etapas desenvolvidas na efetivação da temática. Nota-se que a inclusão traz um olhar para a mudança de nossas ações enquanto educador (a), pois precisamos transformar a realidade da escola e trabalharmos com a diferença, a com oportunidade para todos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY