ALÉM DOS OBSTÁCULOS: INCLUSÃO, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE

Autores

  • Débora Araújo Leal IUNIR-AR
  • Claudina Santos de Lima REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JAGUAQUARA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17792

Palavras-chave:

Asistencia Educativa Especializada - Discapacidad Intelectual - Educación Especial - Inclusión.

Resumo

Este trabalho objetiva fazer um panorama histórico da Educação Especial com foco no Atendimento Educacional Especializado – AEE, principalmente dos alunos com deficiência intelectual em uma escola pública da Bahia. Ao longo da história as pessoas com deficiência, passaram por várias fases como: extermínio, segregação, integração, exclusão, e após anos de luta, adentram no processo árduo da inclusão. Apesar de terem direitos garantidos por leis e decretos, na maioria das vezes a teoria e a prática não coadunam no processo inclusivo. Outrora a Educação Especial tinha caráter suplementar ao ensino comum por meio do atendimento educacional especializado realizado em instituições ou classes especiais, fator que contribui para a exclusão dessas pessoas. Com o advento da inclusão, esse atendimento passou a ser ofertado nas escolas regulares, assim como a escolarização dessas pessoas. Foi trabalhado com metodologia da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e de campo, traçou-se, um panorama da educação especial e inclusão para melhor compreensão do processo inclusivo dos alunos com deficiência seguindo as etapas desenvolvidas na efetivação da temática. Nota-se que a inclusão traz um olhar para a mudança de nossas ações enquanto educador (a), pois precisamos transformar a realidade da escola e trabalharmos com a diferença, a com oportunidade para todos.

Biografia do Autor

Débora Araújo Leal, IUNIR-AR

Pós - Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR. Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA.

Claudina Santos de Lima, REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JAGUAQUARA

Mestra em Ciências da Educação. Professora da Rede Municipal de Ensino de Jaguaquara – BA. 

Downloads

Publicado

2025-01-06

Como Citar

Leal, D. A., & Lima, C. S. de. (2025). ALÉM DOS OBSTÁCULOS: INCLUSÃO, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 230–236. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17792