EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS E ALUNOS SURDOS EM ESPAÇOS EDUCACIONAIS ADAPTADOS SOB A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E DE UM PROFESSOR DE HISTÓRIA BILÍNGUE (LIBRAS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20314

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Educação bilíngue. Libras. Aprendizagem colaborativa.

Resumo

O artigo discute a importância da inclusão de estudantes com deficiência e estudantes surdos em espaços educacionais, a partir da perspectiva de uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de um professor de História bilíngue em Libras. O estudo destaca o histórico de exclusão dessas populações e os avanços promovidos por políticas como a Declaração de Salamanca (1994) e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI-2015). O estudo analisa dois contextos inclusivos: o primeiro tem como foco estudantes com diferentes deficiências, abordando a importância das Tecnologias Assistivas, das metodologias colaborativas, e a formação docente; o segundo trata do ensino bilíngue para surdos defendendo a Libras como primeira língua e apontando desafios como a falta de materiais didáticos e intérpretes qualificados. O texto propõe práticas pedagógicas inovadoras, como o uso de recursos visuais e aprendizagem colaborativa, e defende a escola como espaço de acolhimento e valorização da diversidade. Com base nos teóricos Vygotsky, Piaget, Gardner e Larrosa, o artigo conclui que a educação inclusiva e bilíngue é um direito fundamental, um compromisso com a equidade e uma ferramenta essencial para formar cidadãos críticos, empáticos e preparados para uma sociedade mais justa e democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Teixeira Crestani Xavier, Unicarioca

Mestranda. Unicarioca. 

Marcus Vinícius, Unicarioca

Mestrando Unicarioca.

Veronica Eloi de Almeida, Unicarioca

Docente Unicarioca. 

Alessandro Jatobá, Unicarioca

Docente Unicarioca, Professor Orientador, pesquisador da Fiocruz.

Downloads

Publicado

2025-07-11

Como Citar

Xavier, M. T. C., Ayache, M. V. F. V., Almeida, V. E. de, & Jatobá, A. (2025). EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS E ALUNOS SURDOS EM ESPAÇOS EDUCACIONAIS ADAPTADOS SOB A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E DE UM PROFESSOR DE HISTÓRIA BILÍNGUE (LIBRAS). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1211–1221. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20314