EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS E ALUNOS SURDOS EM ESPAÇOS EDUCACIONAIS ADAPTADOS SOB A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E DE UM PROFESSOR DE HISTÓRIA BILÍNGUE (LIBRAS)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20314Palavras-chave:
Educação inclusiva. Educação bilíngue. Libras. Aprendizagem colaborativa.Resumo
O artigo discute a importância da inclusão de estudantes com deficiência e estudantes surdos em espaços educacionais, a partir da perspectiva de uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de um professor de História bilíngue em Libras. O estudo destaca o histórico de exclusão dessas populações e os avanços promovidos por políticas como a Declaração de Salamanca (1994) e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI-2015). O estudo analisa dois contextos inclusivos: o primeiro tem como foco estudantes com diferentes deficiências, abordando a importância das Tecnologias Assistivas, das metodologias colaborativas, e a formação docente; o segundo trata do ensino bilíngue para surdos defendendo a Libras como primeira língua e apontando desafios como a falta de materiais didáticos e intérpretes qualificados. O texto propõe práticas pedagógicas inovadoras, como o uso de recursos visuais e aprendizagem colaborativa, e defende a escola como espaço de acolhimento e valorização da diversidade. Com base nos teóricos Vygotsky, Piaget, Gardner e Larrosa, o artigo conclui que a educação inclusiva e bilíngue é um direito fundamental, um compromisso com a equidade e uma ferramenta essencial para formar cidadãos críticos, empáticos e preparados para uma sociedade mais justa e democrática.
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