APLICAÇÃO DE CONTROVÉRSIA CONTROLADA SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE CTS: UM DEBATE SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NAS SALAS DE AULAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12706Palavras-chave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. CTS. Controvérsia Controlada.Resumo
Com o avanço das tecnologias, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) se tornaram elementos do cotidiano. Sendo assim, é preciso uma orientação no processo de ensino/aprendizagem voltados à alfabetização científica e tecnológica da população, através da perspectiva CTS. Com a pandemia do COVID-19, escolas, professores, pais e alunos foram obrigados a se adaptarem ao ensino remoto, com a utilização da TDIC. Neste momento, ficou explícito o abismo entre classes sociais em relação ao acesso às plataformas de TDIC. A partir daí, o assunto tornou-se polêmico, com pais, alunos e professores apresentando opiniões divergentes quanto ao uso das TDIC nas escolas. Este trabalho aplicou a técnica da controvérsia controlada com alunos do 1º ano do ensino médio utilizando esta polêmica como tema, a fim de fazer com que os alunos busquem informações a respeito e se posicionem baseados em argumentos fundamentados. Nossos achados revelam que, apesar das pesquisas realizadas, os alunos usam como base em suas argumentações as suas experiências pessoais, ao reconhecerem aspectos relacionados a cópias da internet, vícios e sedentarismo. Também foi observado preconceito contra pessoas com deficiência ao indicarem estas pessoas como as de maior potencial de sofrer cyberbullying e desenvolver transtornos depressivos. A prática foi satisfatória, com o exercício de competências como colaboração, capacidade de argumentação e formação de juízo frente a um tema, além do cumprimento das metas de aprendizagem. Desta forma, reiteramos que a técnica da controvérsia controlada é eficaz para o desenvolvimento de cidadãos sob uma perspectiva CTS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY