TECNOLOGIAS DIGITAIS NO REFORÇO ESCOLAR DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21779Palavras-chave:
Tecnologias digitais. Reforço escolar. Aprendizagem significativa.Resumo
Esse artigo buscou analisar o papel das tecnologias digitais no reforço escolar de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, investigando suas contribuições, desafios e impactos para o processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, baseada na análise de produções científicas publicadas entre 2018 e 2024 em bases como SciELO, Google Acadêmico e Biblioteca Virtual de Educação. Foram priorizados estudos em língua portuguesa que abordam a utilização pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na superação de dificuldades de aprendizagem. Os resultados evidenciaram que o uso intencional das tecnologias promove maior engajamento, autonomia e personalização da aprendizagem, transformando o reforço escolar em um espaço dinâmico, interativo e inclusivo. Além disso, observou-se que o papel do professor é essencial nesse processo, atuando como mediador entre o aluno e o conhecimento. Conclui-se que as tecnologias digitais, quando aplicadas com planejamento pedagógico e sensibilidade, contribuem para a construção de uma educação mais significativa e equitativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY