TECNOLOGIAS DIGITAIS NO REFORÇO ESCOLAR DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Aici Veiga Rabello Ussler Universidad Europea del Atlántico

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21779

Palavras-chave:

Tecnologias digitais. Reforço escolar. Aprendizagem significativa.

Resumo

Esse artigo buscou analisar o papel das tecnologias digitais no reforço escolar de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, investigando suas contribuições, desafios e impactos para o processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, baseada na análise de produções científicas publicadas entre 2018 e 2024 em bases como SciELO, Google Acadêmico e Biblioteca Virtual de Educação. Foram priorizados estudos em língua portuguesa que abordam a utilização pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na superação de dificuldades de aprendizagem. Os resultados evidenciaram que o uso intencional das tecnologias promove maior engajamento, autonomia e personalização da aprendizagem, transformando o reforço escolar em um espaço dinâmico, interativo e inclusivo. Além disso, observou-se que o papel do professor é essencial nesse processo, atuando como mediador entre o aluno e o conhecimento. Conclui-se que as tecnologias digitais, quando aplicadas com planejamento pedagógico e sensibilidade, contribuem para a construção de uma educação mais significativa e equitativa.

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Biografia do Autor

Aici Veiga Rabello Ussler, Universidad Europea del Atlántico

Mestrado em Educação com especialização em As TIC na Educação, Universidade: Universidad Europea del Atlántico.

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Publicado

2025-11-07

Como Citar

Ussler, A. V. R. (2025). TECNOLOGIAS DIGITAIS NO REFORÇO ESCOLAR DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 1993–2004. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21779