PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS EM EDUCAÇÃO
7ª edição
Palavras-chave:
Educação. Tecnologia. Sociedade. Ensino. Metodologias.Resumo
A educação contemporânea vive um tempo de intensas transformações, em que o conhecimento se reinventa a partir do diálogo entre tradição e inovação. Em meio a esse cenário, professores, estudantes e gestores são convidados a refletir sobre novas formas de ensinar e aprender, integrando tecnologia, emoção, colaboração e gestão estratégica como pilares de uma formação mais humana e significativa.
Esta coletânea reúne produções que traduzem esse movimento de mudança e reflexão. Cada pesquisa apresenta uma perspectiva singular sobre os desafios e possibilidades da prática educacional no século XXI, compondo um mosaico de ideias que valorizam o protagonismo do sujeito, o uso consciente das tecnologias e a importância da afetividade no processo de aprendizagem.
Os estudos abordam temas que se entrelaçam e se complementam: a gestão escolar estratégica e sua busca por eficiência e inovação; a evolução dos currículos digitais impulsionados pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; as formas autônomas e colaborativas de aprender, que estimulam a responsabilidade e a interação entre os estudantes; a transformação digital, que redefine o papel da escola e do professor; e, por fim, o reconhecimento das emoções como parte indissociável do ato de educar, resgatando o sentido humanizador da educação.
Mais do que um conjunto de artigos, esta obra representa um convite à reflexão sobre o papel da educação em uma sociedade em constante movimento. Cada capítulo traz contribuições que estimulam o pensamento crítico e o compromisso com uma aprendizagem significativa, inclusiva e transformadora.
Que esta coletânea inspire novas práticas, desperte novas ideias e reforce a convicção de que educar é, sobretudo, um ato de esperança — um exercício permanente de construir sentidos, vínculos e possibilidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Atribuição CC BY