O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) E AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20285Palavras-chave:
Língua Portuguesa. Tecnologia da Informação e Comunicação. Ensino-aprendizagem.Resumo
A inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação é uma realidade que não pode ser ignorada pela comunidade escolar, principalmente pelo que propõe as Diretrizes Nacionais para a educação, que preconiza um ensino voltado à formação integral do aluno com foco no desenvolvimento de múltiplos letramentos. Desta forma, enfatizando o ensino-aprendizagem, buscamos discutir o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação associadas às metodologias ativas de aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa e como essa associação pode refletir no papel do professor com o uso da tecnologia em sala de aula. Para a realização deste estudo utilizamos a abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, tendo como principais referências: Ramírez (2015), Daro (2018), Prestes (2002), BNCC (2017), Berbel (2011) e Fadel (2014). Através da pesquisa foi possível constatar que as TICs são essenciais para o aprimoramento da aprendizagem dos alunos de forma contextualizada com a vida real, assim como auxiliam sobremaneira o desenvolvimento das metodologias ativas no ensino de Língua Portuguesa. Porém, constatou-se também que vários desafios a serem enfrentados pelo professor ao fazer uso das TICs em suas aulas, dentre os quais predominam a falta ou precário acesso dos alunos à internet e aos dispositivos tecnológicos no ambiente escolar.
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