O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) E AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Autores

  • Anderson de Jesus UEPA
  • Giselie da Silva Pugas
  • Maria Cristina Borges dos Santos Secretaria Municipal de Educação

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20285

Palavras-chave:

Língua Portuguesa. Tecnologia da Informação e Comunicação. Ensino-aprendizagem.

Resumo

A inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação é uma realidade que não pode ser ignorada pela comunidade escolar, principalmente pelo que propõe as Diretrizes Nacionais para a educação, que preconiza um ensino voltado à formação integral do aluno com foco no desenvolvimento de múltiplos letramentos. Desta forma, enfatizando o ensino-aprendizagem, buscamos discutir o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação associadas às metodologias ativas de aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa e como essa associação pode refletir no papel do professor com o uso da tecnologia em sala de aula. Para a realização deste estudo utilizamos a abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, tendo como principais referências: Ramírez (2015), Daro (2018), Prestes (2002), BNCC (2017), Berbel (2011) e Fadel (2014). Através da pesquisa foi possível constatar que as TICs são essenciais para o aprimoramento da aprendizagem dos alunos de forma contextualizada com a vida real, assim como auxiliam sobremaneira o desenvolvimento das metodologias ativas no ensino de Língua Portuguesa. Porém, constatou-se também que vários desafios a serem enfrentados pelo professor ao fazer uso das TICs em suas aulas, dentre os quais predominam a falta ou precário acesso dos alunos à internet e aos dispositivos tecnológicos no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson de Jesus, UEPA

Mestre em Psicologia Jurídico-Forence, Discente do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa – UEPA – Polo de Tucumã/PA.

Giselie da Silva Pugas

Professora Especialista no Ensino de Língua Portuguesa.

Maria Cristina Borges dos Santos, Secretaria Municipal de Educação

Mestre em Ciências da Educação e Especialista no Ensino de Língua Portuguesa. 

Downloads

Publicado

2025-07-15

Como Citar

Jesus, A. de, Pugas, G. da S., & Santos, M. C. B. dos. (2025). O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) E AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1777–1789. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20285