A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20762Palavras-chave:
Educação. Meios Audiovisuais. Tecnologia. Ensino de Ciências.Resumo
Graças aos avanços tecnológicos alcançados, os meios audiovisuais, como ferramentas de ensino, tornaram-se um componente especial do processo de ensino-aprendizagem. Este artigo responde a uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, que visa analisar o impacto didático que os meios audiovisuais têm tido no ensino básico geral. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como instrumentos amplamente utilizados por um número cada vez maior de pessoas, em diferentes faixas etárias, orientam-se como recursos de interesse global para os mais diversos fins. Nas escolas, apesar de se perceber crianças e adolescentes plenamente familiarizados e dominando diferentes recursos tecnológicos - como smartphones, tablets, pen drives, etc. -, professores tendem a recusar-lhes no processo ensino-aprendizagem. Muito, por não dominarem formas de utilizá-los, ou a tecnologia em si, ou ainda por considerarem que só interfeririam de forma negativa nas aulas. Entretanto, vive-se em uma sociedade informatizada e globalmente interconectada cada vez mais mediatizada pela TICs. A educação é um processo pelo qual o indivíduo tem direito adquirido com o objetivo de tornar-se cidadão, sendo esta uma conquista decorrente do exercício político de direito e de lutas. O século XX foi marcado por um desenvolvimento acelerado da tecnologia eletrônica. Esse avanço tecnológico provocou certo desconforto inicial, diante das resistências naturais e da não adesão a grandes mudanças, principalmente no âmbito educacional. Tais avanços nos propulsionaram a analisar as tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação numa escola pública baiana, especificamente no ensino de ciências. Nesse artigo será discutido conceitos básicos sobre Tecnologia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação Tecnológica a luz da bibliografia de fundamentação do estudo. Também, será realizado breve relato da história da educação brasileira na inserção das TIC na educação. Nessa perspectiva, este estudo se propõe a investigar possíveis formas de utilização das TICs como instrumentos dinamizadores e provocadores de conhecimentos significativos no processo ensino-aprendizagem de Ciências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY