O USO DE VÍDEOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA O ESTUDO DO REINO ANIMALIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12670

Palavras-chave:

Zoologia. Ensino-aprendizagem. Recursos audiovisuais.

Resumo

A educação é fundamental para a vida social e influi na formação da identidade e da cidadania. A educação moral, religiosa, cultural e científica, formal ou informal, prepara o ser humano para o desenvolvimento de suas atividades, tornando-o capaz de constituir uma relação ativa e transformadora com o meio social. A zoologia tem grandes atrativos para prender a atenção do aluno quando ele se aproxima de um objeto de estudo dessa área, especificamente a vida animal. No entanto, ainda existem aulas focadas na conjectura com pouca interação física ou visual entre os alunos e os animais, fazendo com que os mesmos não se integrem ao conteúdo. Desse modo, o estudo tem como questão problema: “Como o uso de filmes e desenhos animados pode influenciar no ensino e na aprendizagem de ciências?”. O objetivo geral do trabalho é analisar as implicações do uso de filmes e desenhos animados, como “Bob Esponja” e “Procurando Nemo”, para o ensino e aprendizagem de ciências. Esta pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica de literatura científica. De acordo com Gil (2010, p. 56): “uma pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”. Este material foi utilizado na presente pesquisa desde a elaboração do projeto, até consultas às publicações. Com o estudo foi possível compreender que as metodologias e estratégias mais utilizadas no ensino de animais vivos ainda são as tradicionais, necessitando de métodos inovadores para a realização de aulas mais atrativas e que tornem o processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo mais significativo para professores e alunos.

 

 

Biografia do Autor

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Universidad del Sol –PY

Doutorando em Educação (UNADES), Mestre em Filosofia (Universidade Federal da Paraíba – UFPB). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7834-4362.

Diego de Vargas Matos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Mestre em Educação em Ciências e Matemática (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9465-2576. 

Aldeni Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutor em Agronomia (Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Campus II). Professor de Biologia do IFPB – Campus Esperança. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9454-7450.  

Jefferson Florencio Rozendo, ACU

Doutorando em Ciências da Educação (ACU), Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFCE), Mestre em Ciências da Educação (ACU).  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1723-2049.

Elker Neri da Silva Santana, Faculdade Focus

Especialista em Educação Integral e Integrada (Faculdade Focus). ORCID: https://orcid.org/0009-0000-8560-9461.

 

 

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

Guerra, A. de L. e R., Matos, D. de V., Silva, A. B. da, Rozendo, J. F., & Santana, E. N. da S. (2023). O USO DE VÍDEOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA O ESTUDO DO REINO ANIMALIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 3364–3378. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12670