O USO DE VÍDEOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA O ESTUDO DO REINO ANIMALIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12670Palavras-chave:
Zoologia. Ensino-aprendizagem. Recursos audiovisuais.Resumo
A educação é fundamental para a vida social e influi na formação da identidade e da cidadania. A educação moral, religiosa, cultural e científica, formal ou informal, prepara o ser humano para o desenvolvimento de suas atividades, tornando-o capaz de constituir uma relação ativa e transformadora com o meio social. A zoologia tem grandes atrativos para prender a atenção do aluno quando ele se aproxima de um objeto de estudo dessa área, especificamente a vida animal. No entanto, ainda existem aulas focadas na conjectura com pouca interação física ou visual entre os alunos e os animais, fazendo com que os mesmos não se integrem ao conteúdo. Desse modo, o estudo tem como questão problema: “Como o uso de filmes e desenhos animados pode influenciar no ensino e na aprendizagem de ciências?”. O objetivo geral do trabalho é analisar as implicações do uso de filmes e desenhos animados, como “Bob Esponja” e “Procurando Nemo”, para o ensino e aprendizagem de ciências. Esta pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica de literatura científica. De acordo com Gil (2010, p. 56): “uma pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”. Este material foi utilizado na presente pesquisa desde a elaboração do projeto, até consultas às publicações. Com o estudo foi possível compreender que as metodologias e estratégias mais utilizadas no ensino de animais vivos ainda são as tradicionais, necessitando de métodos inovadores para a realização de aulas mais atrativas e que tornem o processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo mais significativo para professores e alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY