O ENSINO HÍBRIDO NO CONTEXTO DE UMA APAE EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Maria Cristina Borges dos Santos Universidade Federal do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6728

Palavras-chave:

Ensino Híbrido. Educação Especial. Movimento APAEano. Tecnologia Digital da Informação e Comunicação.

Resumo

O presente artigo versa sobre como correu o ensino híbrido no contexto da APAE de Ourilândia do Norte, Estado do Pará, no período de março de 2020 a agosto de 2021, ocasião em que as aulas presenciais foram suspensas, por conta da pandemia da convid-19. A pesquisa foi realizada a partir da abordagem qualitativa, envolvendo a pesquisa de campo, documental e revisão bibliográfica. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário com questões do tipo aberta, para saber quais ferramentas ligadas à tecnologia digital da informação e comunicação foram utilizadas pelos professores, como estes conduziram o fazer pedagógico nesse período (suas dificuldades, pontos positivos e negativos do ensino híbrido na experiência vivenciada por eles). O universo pesquisado contou com cinquenta por cento do quadro de professores que atuam na educação especial, ministrada pela instituição referenciada, totalizando cinco participantes. A partir dos dados coletados, observou-se que o ensino híbrido foi uma novidade para os professores e que os mesmos tiveram dificuldades para preparar e ministrar as aulas, em decorrência da falta de prática para operar as ferramentas tecnológicas disponíveis, pouca interação dos alunos e de suas famílias nas aulas, por conta do precário acesso ao celular e à internet, principais recursos utilizados para ministrar as aulas online.

Biografia do Autor

Maria Cristina Borges dos Santos, Universidade Federal do Estado do Pará

Pedagoga pela UFPA – Universidade Federal do Estado do Pará e Bacharela em Serviço Social/UNIGRAN – Universidade da Grande Dourados/MS. E-mail: crismari17@hotmail.com.

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Santos, M. C. B. dos . (2022). O ENSINO HÍBRIDO NO CONTEXTO DE UMA APAE EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 315–329. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6728