INTERSETORIALIDADE ENTRE SOCIOEDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA DAS CONDICIONANTES PARA A EFETIVAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO

Autores

  • Maria Cristina Borges dos Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1769

Palavras-chave:

Medidas Socioeducativas. Intersetorialidade. adolescente autor de ato infracional. Educação Escolar.

Resumo

A presente pesquisa vem discorrer sobre a importância da intersetorialidade na efetivação da Política Pública de Atendimento Socioeducativo, com foco na interação entre a Socioeducação e Educação Escolar, abrangendo a realidade do Programa de Atendimento Socioeducativo desenvolvido no município de Ourilândia do Norte, Estado do Pará. Para adentrar ao assunto, realizou-se um breve histórico acerca das diferentes iniciativas políticas, que ao longo da história do Brasil tem contribuído para definir e legitimar o direito de crianças e adolescentes, com ênfase na garantia de direitos do adolescente autor de ato infracional. Para realizar a pesquisa adotou-se a abordagem qualitativa e como instrumento de coleta de dados, a entrevista estruturada. O público amostral foi composto por profissionais do serviço socioeducativo e da Educação Escolar. Com base na investigação realizada, percebeu-se que a interlocução entre socioeducação e Educação está aquém do que preconiza o SINASE, tendo como principal fator, a falta de conhecimento acerca da Política Nacional de Atendimento Socioeducativo e sua operacionalização. 

 

Biografia do Autor

Maria Cristina Borges dos Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestrado em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Assunção-Paraguai (2018) – Aguardando conclusão do processo de revalidação do diploma. Especialização em Saúde Mental – Universidade Federal do Maranhão (2013) Pos- graduação em Políticas Públicas e Socioeducação – UNB – Universidade de Brasília (2018). Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFPA – Universidade Federal do Estado do Pará – (2007).  Bacharela em Serviço Social pela Universidade da Grande Dourados/MS – (2012). E-mail: crismari17@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-08-03

Como Citar

Santos, M. C. B. dos . (2021). INTERSETORIALIDADE ENTRE SOCIOEDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA DAS CONDICIONANTES PARA A EFETIVAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1216–1238. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1769