A EFETIVAÇÃO DA LEI Nº 11.645/2008 NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PARICONHA/AL

Autores

  • Ieda Nunes de Carvalho Veni Creator Christian University
  • Rúbia Kátia Azevedo Montenegro Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18743

Palavras-chave:

Diversidade. Práticas Pedagógicas. Relações Étnico-Raciais.

Resumo

Este artigo analisa a aplicação da Lei nº 11.645/2008 nas escolas municipais de Pariconha/AL, a partir da percepção de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizou questionários aplicados a docentes, coordenadora pedagógica e gestora escolar, visando compreender o conhecimento e as práticas relacionadas ao ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena. Os resultados apontam para o desconhecimento da legislação por grande parte dos participantes, a ausência de regulamentação municipal e a carência de formação continuada voltada ao tema. Também se identificou a escassez de materiais didáticos específicos e a não adaptação dos Projetos Político-Pedagógicos à legislação. Esses fatores comprometem a efetividade da educação antirracista, revelando a necessidade de políticas públicas que promovam a formação docente e o fortalecimento institucional para a valorização da diversidade étnico-racial. O estudo reforça a urgência de ações articuladas que garantam a implementação plena da Lei nº 11.645/2008.

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Biografia do Autor

Ieda Nunes de Carvalho, Veni Creator Christian University

Mestre em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Rúbia Kátia Azevedo Montenegro, Veni Creator Christian University

Professora Orientadora do Curso de Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

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Publicado

2025-04-10

Como Citar

Carvalho, I. N. de, & Montenegro, R. K. A. (2025). A EFETIVAÇÃO DA LEI Nº 11.645/2008 NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PARICONHA/AL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1521–1539. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18743