TDAH E APRENDIZAGEM ESCOLAR: DESAFIOS, ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E INCLUSÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Erivaldo Justino da Silva Veni Creator Christian University
  • Temistocles Clementino Dantas Veni Creator Christian University
  • Erivan Alves Gonçalves Veni Creator Christian University
  • Carlos Antônio Cartaxo Veni Creator Christian University
  • Maria Elsandrinha Barbosa Veni Creator Christian University
  • Rúbia Kátia Azevedo Montenegro Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19309

Palavras-chave:

TDAH. Aprendizagem. Educação inclusiva. Funções executivas. Estratégias pedagógicas.

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que compromete significativamente o desempenho acadêmico, social e emocional de crianças em idade escolar. Caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade, o transtorno afeta diretamente funções executivas essenciais para a aprendizagem, como memória de trabalho, organização e controle inibitório. Este artigo tem como objetivo analisar as implicações do TDAH no processo educacional, destacando os principais desafios enfrentados por alunos diagnosticados e apontando estratégias pedagógicas inclusivas. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, fundamenta-se em autores consagrados da área da neuropsicologia e da educação. Conclui-se que a inclusão efetiva de estudantes com TDAH requer uma abordagem interdisciplinar, envolvendo escola, família e profissionais da saúde. Ademais, ressalta-se a importância da formação continuada dos docentes e da adoção de práticas pedagógicas diferenciadas para garantir a equidade no ensino e o pleno desenvolvimento dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erivaldo Justino da Silva, Veni Creator Christian University

Mestre em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University Licenciatura Plena em História – UFCG. 

Temistocles Clementino Dantas, Veni Creator Christian University

Mestrando do Curso de Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University, Licenciatura Plena em Pedagogia – FASP. 

Erivan Alves Gonçalves, Veni Creator Christian University

Mestrando do Curso de Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University, Licenciatura Plena em História – UFPB. 

Carlos Antônio Cartaxo, Veni Creator Christian University

Mestrando do Curso de Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University, Graduado em Pedagogia – ISEC. 

Maria Elsandrinha Barbosa, Veni Creator Christian University

Mestrando do Curso de Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University, Graduada em Pedagogia - Instituto Intervale. 

Rúbia Kátia Azevedo Montenegro, Veni Creator Christian University

Professora Orientadora do Curso de Mestrado da Veni Creator Christian Univeristy.

Downloads

Publicado

2025-05-20

Como Citar

Silva, E. J. da, Dantas, T. C., Gonçalves, E. A., Cartaxo, C. A., Barbosa, M. E., & Montenegro, R. K. A. (2025). TDAH E APRENDIZAGEM ESCOLAR: DESAFIOS, ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E INCLUSÃO EDUCACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 4504–4522. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19309