GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA O ENSINO DA ÁREA DAS FIGURAS PLANAS COM O RED RESOLVEX NA ESTRUTURA TPACK

Autores

  • Areli Laís do Nascimento Alves Universidade de Pernambuco
  • Ernani Martins dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.27095

Palavras-chave:

TPACK. Recurso Educacional Digital. Figuras Planas. Ensino de Matemática. Formação Continuada.

Resumo

O presente artigo apresenta um produto educacional resultante de pesquisa de mestrado desenvolvida em uma universidade pública brasileira. O objetivo foi investigar como a estrutura TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) mobiliza os conhecimentos de professores de Matemática para o planejamento de aulas sobre o cálculo da área das figuras planas com o uso do Recurso Educacional Digital (RED) ResolVex. A abordagem metodológica é qualitativa, de natureza descritiva, desenvolvida em uma formação continuada com professores da rede municipal de ensino de Carpina-PE. Os dados foram coletados por meio de dois questionários — perfil docente e diagnóstico TPACK — e dos planos de aula elaborados pelos participantes. A análise de conteúdo, orientada por Bardin (2016), revelou que todos os docentes mobilizaram os três domínios do TPACK (CK, PK e TK) durante o planejamento, ainda que em diferentes níveis de integração. Como produto da pesquisa, foi elaborado um Guia de Orientação didático-pedagógico para professores de Matemática interessados em incorporar o RED ResolVex em suas práticas, oferecendo um plano de aula modelo e orientações fundamentadas na estrutura TPACK. Os resultados indicam que a formação continuada constitui um espaço privilegiado para o desenvolvimento do conhecimento tecnológico docente, e que recursos digitais interativos, quando integrados de forma intencional, contribuem para a aprendizagem significativa da Geometria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Areli Laís do Nascimento Alves, Universidade de Pernambuco

Mestranda em Educação, Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Mata Norte/ Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Ernani Martins dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Associado da UPE - Campus Mata Norte, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, no PROFEI e na graduação em Matemática. Pro-reitor de Graduação, Universidade de Pernambuco (UPE). Doutorado em Psicologia Cognitiva - linha de pesquisa Educação Matemática e Conceitos Científicos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).  

 

 

Downloads

Publicado

2026-06-30

Como Citar

Alves, A. L. do N., & Santos, E. M. dos. (2026). GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA O ENSINO DA ÁREA DAS FIGURAS PLANAS COM O RED RESOLVEX NA ESTRUTURA TPACK. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(6), 1–12. https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.27095