A CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cleberson Cordeiro de Moura Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Alcimar José Silva Faculdade UNIFTB
  • Creilson de Jesus Conceição Universidade Federal de Sergipe image/svg+xml
  • José Marcos de Souza Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Lúcia Lima Diógenes Teixeira Universidade Fernando Pessoa
  • Wisley Barbosa Noronha UNIDA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17158

Palavras-chave:

Avaliação educacional. Ensino de Matemática. Práticas avaliativas. Ensino Fundamental. Tecnologias digitais.

Resumo

O estudo abordou o tema das práticas avaliativas no ensino de Matemática no Ensino Fundamental, com o objetivo de analisar como essas práticas influenciaram o processo de ensino e aprendizagem. Partiu-se do problema de compreender a relação entre as estratégias avaliativas aplicadas pelos professores e o desempenho dos alunos, considerando os desafios e possibilidades no contexto escolar. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica, com enfoque descritivo e qualitativo, baseada em referências selecionadas sobre o tema. Os resultados evidenciaram que práticas avaliativas reflexivas e participativas contribuíram para a identificação de dificuldades e para a melhoria do desempenho dos alunos. No entanto, também se observaram limitações, como a dificuldade de articular avaliações internas e externas, a falta de formação continuada para os professores e condições estruturais inadequadas em algumas escolas. A análise destacou que o uso de tecnologias digitais se mostrou promissor para diversificar os métodos avaliativos e melhorar sua eficácia. Nas considerações finais, concluiu-se que, apesar dos desafios, as práticas avaliativas possuem um papel transformador no ensino de Matemática, desde que planejadas de forma contextualizada e alinhadas às necessidades dos alunos. Além disso, apontou-se a necessidade de novos estudos que aprofundem a compreensão sobre o tema e explorem a integração de tecnologias ao processo avaliativo.

Biografia do Autor

Cleberson Cordeiro de Moura, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação.Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Alcimar José Silva, Faculdade UNIFTB

Especialista em Gestão Escolar e Docência do Ensino Superior. Faculdade UNIFTB.

Creilson de Jesus Conceição, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Matemática. Universidade Federal de Sergipe (UFS)

José Marcos de Souza Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Matemática.Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Maria Lúcia Lima Diógenes Teixeira, Universidade Fernando Pessoa

Doutoranda em  Estudos Políticos e Humanitários. Universidade Fernando Pessoa  (UFP).

Wisley Barbosa Noronha, UNIDA

Mestre em Educação. Universidad de la Integración de las Américas (UNIDA)

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Publicado

2024-11-23

Como Citar

Moura, C. C. de, Silva, A. J., Conceição, C. de J., Silva, J. M. de S., Teixeira, M. L. L. D., & Noronha, W. B. (2024). A CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 5900–5914. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17158