O APRENDIZADO DO CONCEITO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I E II

Autores

  • Marivaldo da Silva Santos COLLEGE EDUCALER
  • Alexandra Moreno Pinho COLLEGE EDUCALER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13262

Palavras-chave:

Educação. Matemática. Métodos Pedagógicos. Ensino Fundamental.

Resumo

O presente artigo aborda o aprendizado do conceito matemático no Ensino Fundamental I e II, identificando práticas pedagógicas eficazes e desafios comuns enfrentados pelos estudantes nestas etapas. Com base em um referencial teórico que engloba teóricos da educação, investigamos as particularidades do desenvolvimento cognitivo dos alunos e suas implicações para o aprendizado de matemática. Utilizando uma abordagem metodológica de revisão bibliográfica foi possível perceber que a compreensão dos conceitos matemáticos se dá de forma gradativa e construtiva, sendo crucial o papel do educador para mediar este processo. Os principais resultados indicam que os métodos pedagógicos que priorizam a experimentação, a resolução de problemas e a contextualização dos conceitos em situações reais favorecem a internalização e a aplicabilidade da matemática pelos estudantes. Além disso, o uso de recursos didáticos variados, como jogos e tecnologias digitais, mostrou-se promissor para o engajamento e a compreensão dos alunos. Por outro lado, foi identificado que a memorização excessiva e a descontextualização da matemática são fatores que contribuem para o desinteresse e as dificuldades de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marivaldo da Silva Santos, COLLEGE EDUCALER

Licenciado em Pedagogia (FAIBRA), Licenciado em Matemática (FAC), Especialista em Psicopedagogia (FAC), Bacherel em Teologia (ICP/FAERPI), Especialista em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica (FAC), Mestrando da COLLEGE EDUCALER. 

Alexandra Moreno Pinho, COLLEGE EDUCALER

Doutora em Educação (Universidade de Barcelona), Mestre em Terapia Corporal e Psicomotricidade (Universidade de Barcelona), Licenciada em Pedagogia (UCSAL), professora e orientadora da COLLEGE EDUCALER. 

Downloads

Publicado

2024-03-18

Como Citar

Santos, M. da S., & Pinho, A. M. (2024). O APRENDIZADO DO CONCEITO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I E II. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1688–1697. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13262