O APRENDIZADO DO CONCEITO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I E II

Autores

  • Marivaldo da Silva Santos COLLEGE EDUCALER
  • Alexandra Moreno Pinho COLLEGE EDUCALER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13262

Palavras-chave:

Educação. Matemática. Métodos Pedagógicos. Ensino Fundamental.

Resumo

O presente artigo aborda o aprendizado do conceito matemático no Ensino Fundamental I e II, identificando práticas pedagógicas eficazes e desafios comuns enfrentados pelos estudantes nestas etapas. Com base em um referencial teórico que engloba teóricos da educação, investigamos as particularidades do desenvolvimento cognitivo dos alunos e suas implicações para o aprendizado de matemática. Utilizando uma abordagem metodológica de revisão bibliográfica foi possível perceber que a compreensão dos conceitos matemáticos se dá de forma gradativa e construtiva, sendo crucial o papel do educador para mediar este processo. Os principais resultados indicam que os métodos pedagógicos que priorizam a experimentação, a resolução de problemas e a contextualização dos conceitos em situações reais favorecem a internalização e a aplicabilidade da matemática pelos estudantes. Além disso, o uso de recursos didáticos variados, como jogos e tecnologias digitais, mostrou-se promissor para o engajamento e a compreensão dos alunos. Por outro lado, foi identificado que a memorização excessiva e a descontextualização da matemática são fatores que contribuem para o desinteresse e as dificuldades de aprendizagem.

Biografia do Autor

Marivaldo da Silva Santos, COLLEGE EDUCALER

Licenciado em Pedagogia (FAIBRA), Licenciado em Matemática (FAC), Especialista em Psicopedagogia (FAC), Bacherel em Teologia (ICP/FAERPI), Especialista em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica (FAC), Mestrando da COLLEGE EDUCALER. 

Alexandra Moreno Pinho, COLLEGE EDUCALER

Doutora em Educação (Universidade de Barcelona), Mestre em Terapia Corporal e Psicomotricidade (Universidade de Barcelona), Licenciada em Pedagogia (UCSAL), professora e orientadora da COLLEGE EDUCALER. 

Downloads

Publicado

2024-03-18

Como Citar

Santos, M. da S., & Pinho, A. M. (2024). O APRENDIZADO DO CONCEITO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I E II. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1688–1697. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13262