VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: REFLEXÕES SOBRE O AUMENTO DOS CASOS

Autores

  • Ivone Oliveira da Costa Souza COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY
  • Alexandra Moreno Pinho COLLEGE EDUCALER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12722

Palavras-chave:

Violência. Educação. Juventude.

Resumo

O presente artigo analisa possíveis fatores motivacionais para os recentes ataques às escolas brasileiras tomando como base o contexto nacional e suas implicações no campo político. As profundas transformações no cenário nacional dos últimos anos tiveram influência também no comportamento dos sujeitos e precisam ser consideradas. Compreender as especificidades do cenário escolar brasileiro e a relação com a construção identitária de adolescentes e jovens é fundamental para a construção de argumentos sobre as violências que se multiplicam e fazem vítimas na comunidade escolar. Para tanto, a metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica sobre a violência escolar, o contexto político brasileiro e a juventude. Os resultados obtidos permitem abordar as políticas armamentistas, o incentivo aos discursos de ódio contra minorias, bem como o avanço da extrema-direita no país. Tais aspectos contribuíram para um aumento nos casos de violência nas escolas.

Biografia do Autor

Ivone Oliveira da Costa Souza, COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY

Lienciada em Geografia pela Universidade Estadual da Bahia, Especialização em Gestão e Educação Ambiental pela Faculdade de Administração, Ciencias, Educação e Letras, Mestranda do Curso Mestrado em Ciências Educação da COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY.

Alexandra Moreno Pinho, COLLEGE EDUCALER

Doutora em Educação (Universidade de Barcelona), Mestre em Terapia Coporal e Psicomotricidade (Universidade de Barcelona), Licenciada em Pedagogia (UCSAL), professora e orientadora da COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Souza, I. O. da C., & Pinho, A. M. (2023). VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: REFLEXÕES SOBRE O AUMENTO DOS CASOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 3656–3665. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12722