CONCEITOS DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Maria Marcia Batista Vilas Boas College Educaler
  • Alexandra Moreno Pinho College Educaler

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14091

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Educação Especial. Deficiência Intelectual.

Resumo

Este artigo busca analisar qual o conceito que professores do Ensino Fundamental I, de uma cidade do interior da Bahia, tem a respeito dos conceitos de Educação Especial, Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual. De acordo com uma pesquisa bibliográfica, entrevistas e observação participante, obtivemos dados que nos fornecem uma visão real do espaço que a Educação Especial ocupa, sendo que algumas respostas denotam os obstáculos que a modalidade enfrenta, sendo esta ofertada por todas as escolas de ensino regular do país. No processo desenvolvido, destacou-se que a falta de formação continuada dos professores é um dos fatores que dificultam que a Educação inclusiva aconteça de fato. Tal proposta necessita ocupar o seu espaço na história e na realidade das crianças que se encontram excluídas do sistema educacional brasileiro.

Biografia do Autor

Maria Marcia Batista Vilas Boas, College Educaler

Graduada em Pedagogia pela UNEB, Pós-graduação em Gestão escolar pela Faculdade João Calvino. Mestranda em Ciências da Educação da College Educaler.

Alexandra Moreno Pinho, College Educaler

Doutora em Educação (Universidade de Barcelona), Mestre em Terapia Corporal e Psicomotricidade (Universidade de Barcelona), Licenciada em Pedagogia (UCSAL), professora e orientadora da College Educaler.

Downloads

Publicado

2024-06-04

Como Citar

Boas, M. M. B. V., & Pinho, A. M. (2024). CONCEITOS DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 347–355. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14091