ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS NEURODIVERGENTES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16235Palavras-chave:
Crianças. Aspectos Neurodivergentes. Alfabetização. Letramento. Jogos. Brincadeiras. Necessidade Especiais.Resumo
Abordando as implicações acerca da alfabetização e do letramento de crianças com aspectos neurodivergentes na escola, o presente artigo objetivou contribuir para uma análise e compreensão de práticas educativas. Para tanto faz-se necessário a análise de ideias, teorias e opiniões registradas em estudos acadêmicos que versão sobre o processo de ensino e aprendizagem. De acordo com uma metodologia qualitativa, realizada através de uma pesquisa bibliográfica, foi possível ampliar a gama de conhecimentos já existente. Evidenciou-se que a utilização de jogos e brincadeiras, além de tornar as aulas mais interativas, resulta no desenvolvimento de habilidades da escrita e da leitura por parte dos alunos, sendo que os docentes que utilizam tais estratégias conseguem adaptar as atividades de acordo com a necessidade individual das crianças, permitindo um desenvolvimento gradual e adaptado.
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