ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS NEURODIVERGENTES

Autores

  • Eliete Leite da Silva COLLEGE EDUCALER
  • Alexandra Moreno Pinho COLLEGE EDUCALER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16235

Palavras-chave:

Crianças. Aspectos Neurodivergentes. Alfabetização. Letramento. Jogos. Brincadeiras. Necessidade Especiais.

Resumo

Abordando as implicações acerca da alfabetização e do letramento de crianças com aspectos neurodivergentes na escola, o presente artigo objetivou contribuir para uma análise e compreensão de práticas educativas. Para tanto faz-se necessário a análise de ideias, teorias e opiniões registradas em estudos acadêmicos que versão sobre o processo de ensino e aprendizagem. De acordo com uma metodologia qualitativa, realizada através de uma pesquisa bibliográfica, foi possível ampliar a gama de conhecimentos já existente. Evidenciou-se que a utilização de jogos e brincadeiras, além de tornar as aulas mais interativas, resulta no desenvolvimento de habilidades da escrita e da leitura por parte dos alunos, sendo que os docentes que utilizam tais estratégias conseguem adaptar as atividades de acordo com a necessidade individual das crianças, permitindo um desenvolvimento gradual e adaptado.

Biografia do Autor

Eliete Leite da Silva, COLLEGE EDUCALER

Licenciada em Letras e Literatura da Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); Especialização em Português e Literatura Brasileiro pela Faculdade Brasil Central (FBC); Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias; Mestranda em Ciências da Educação/COLLEGE EDUCALER. 

Alexandra Moreno Pinho, COLLEGE EDUCALER

Doutora em Educação (Universidade de Barcelona), Mestre em Terapia Corporal e Psicomotricidade (Universidade de Barcelona), Licenciada em Pedagogia (UCSAL), professora e orientadora da COLLEGE EDUCALER. 

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Publicado

2024-10-22

Como Citar

Silva, E. L. da, & Pinho, A. M. (2024). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS NEURODIVERGENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 3533–3542. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16235