A ESCOLA INCLUSIVA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E LEGAL

Autores

  • Luciana Novais Freitas COLLEGE EDUCALER
  • Alexandra Moreno Pinho COLLEGE EDUCALER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11871

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Legislação. Alunos com deficiência.

Resumo

Este artigo analisa a construção da escola inclusiva no contexto atual do Brasil e faz uma abordagem do suporte legal da educação de pessoas com deficiência no país. Considerando que a falta de conhecimento dos profissionais da educação em relação às leis, pode afetar a qualidade da educação de alunos com deficiência na rede regular de ensino, o estudo objetiva investigar a evolução histórica desse campo e seu conteúdo. Acredita-se que o suporte legal é um pré-requisito necessário, embora não suficiente, para uma educação inclusiva eficaz. Este artigo integra a dissertação de mestrado intitulada “Educação inclusiva para além dos aspectos legais: o cotidiano numa escola pública em Feira de Santana – Um estudo de caso”, desenvolvido a partir de um pesquisa bibliográfica, com foco na identificação do arcabouço legal da educação inclusiva atual. Os resultados destacam a substancial importância da legislação brasileira relacionada à educação inclusiva. Assim, a pesquisa tem potencial para gerar estratégias práticas e recomendações que buscam auxiliar os profissionais da educação, fortalecer a implementação da educação inclusiva e assegurar que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas diferenças.

Biografia do Autor

Luciana Novais Freitas, COLLEGE EDUCALER

Graduada em Licenciatura em História pela UEFS-BA, em Direito pela FAN-BA, Pós- graduada em Política do Planejamento Pedagógico: Currículo, Didática e Avaliação pela UNEB-BA, pós-graduada em Direito de família e Sucessões pela Universidade Cândido Mendes e aluna de Mestrado em Educação pela COLLEGE EDUCALER-Programa de Pós-graduação em Educação-PPGE/EDU.

Alexandra Moreno Pinho, COLLEGE EDUCALER

Doutora em Educação (Universidade de Barcelona), Mestre em Terapia Coporal e Psicomotricidade (Universidade de Barcelona), Licenciada em Pedagogia (UCSAL), professora e orientadora da  COLLEGE EDUCALER. 

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

Freitas, L. N., & Pinho, A. M. (2023). A ESCOLA INCLUSIVA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E LEGAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 3617–3637. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11871