A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: INCLUSÃO EDUCACIONAL POR MEIO DA ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.13157

Palavras-chave:

Formação Continuada. Atividade Física Adaptada. Inclusão. Educação Física.

Resumo

Em sintonia com os avanços no campo da atividade física adaptada e do trabalho docente sob o paradigma da inclusão, este estudo teve como objetivo: Analisar a formação do professor de Educação Física sobre a inclusão educacional por meio da Atividade Física Adaptada. Para o qual, em sua metodologia foi realizada uma revisão teórica conceitual dos aspectos básicos e seus benefícios ao nível do desenvolvimento dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, com estudos hermenêuticos, utilizada como técnicas para a revisão e análise de fontes bibliográficas, descritiva e qualitativa. Foi apresentado neste estudo o seguinte questionamento: Quais são os desafios mais significativos que o professor de Educação Física enfrenta em relação à implementação da Atividade Física Adaptada em um ambiente educacional inclusivo? A pesquisa se fundamentou na necessidade de compreender a realidade das pessoas com deficiência e considerar a Educação Física como um campo essencial para a promoção da inclusão. O estudo ressaltou que a inclusão de alunos com deficiência na Educação Física compartilha dos mesmos princípios ideológicos e pedagógicos da educação inclusiva. Reconheceu-se que a Educação Física deve ter um propósito mais amplo, envolvendo o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e afetivo dos alunos, visando melhorar a saúde ao longo da vida. Nesse sentido, a igualdade de oportunidades é fundamental, e a privação de benefícios para alunos com características ou capacidades diferentes seria considerada injusta. Compreende-se que, por meio da formação continuada, os professores podem desenvolver estratégias pedagógicas que favoreça as diferentes deficiências e aprender a adaptar as atividades físicas de acordo com as capacidades individuais. O resultado do estudo apontou que é primordial o trabalho de formação continuada desenvolvida no âmbito escolar pela importância de formar professores capazes de promover a igualdade de oportunidades e benefícios para todos os alunos, independentemente de suas características individuais.

Biografia do Autor

Débia Regia Silva Guimarães Borges, Universidade del Sol

Graduação: em História - Universidade Estadual de Goiás-UEG/ Campus Iporá; Graduação: em Pedagogia- Universidade Vale do Acarau - UVA/ CE; Pós-graduação: em Metodologia do Ensino Fundamental II - Universidade Federal de Goiás - UFG- Goiânia; Pós-Graduação: em Educação para a Diversidade e cidadania - Universidade Federal de Goiás- UFG-Campus Goiânia; Mestrado: em Ciências da Educação - Universidade Del Sol - Unades - Ciudad Del Este – Paraguay.

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Borges, D. R. S. G. (2023). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: INCLUSÃO EDUCACIONAL POR MEIO DA ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 1408–1425. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.13157