PERCEPÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O ENSINO E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10623Palavras-chave:
Inclusão. Alunos. Percepção dos acadêmicosResumo
É evidente que a educação, no contexto da inclusão, vem sendo cada vez mais transformada e com isso, é imprescindível que todo o ser humano tenha este direito. Objetivo: analisar a competência pedagógica de discentes do curso de Educação Física para a realização de um ensino inclusivo dentro do âmbito escolar. Metodologia: tratou-se como de campo, com cunho descritivo e abordagem quantitativa. Fizeram parte da pesquisa 40 alunos do curso de Licenciatura em Educação Física do 6° ao 8° período de uma Universidade. Dentre os selecionados, participaram aqueles que participaram de matérias de práticas pedagógicas e estágios do 2° ao 8° período. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário com 18 perguntas fechadas e os dados foram analisados por meio de estatística básica (%), bem como apresentados em forma de tabelas. Resultados: pode-se informar pela percepção geral dos acadêmicos que 77,5% relataram que possuem experiência com pessoas com deficiência, principalmente com deficiência mental, 51,5% e motora 39,4%. Conclusão: como percepção positiva, a maior parte dessa vivência adquirida com alunos com deficiência, ocorreu durante o estágio obrigatório 78,1%, e como percepção negativa foi evidenciado que 80% dos graduandos não participou de cursos voltados para a formação com alunos deficientes durante a graduação. Destarte, conclui-se que os acadêmicos de Educação Física não se consideram preparados para a intervenção na área de Educação Física Adaptada.
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