PERCEPÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O ENSINO E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Dennyse Maria Pimentel Rodrigues Universidade Estadual do Piauí- UESPI
  • Luiza Leonez Absolon Pitombeira Universidade Estadual do Piauí- UESPI
  • Tiago Idalino de Oliveira Universidade Estadual do Piauí- UESPI
  • Mateus Victor Ibiapina Gomes Nascimento Universidade Estadual do Piauí- UESPI
  • Nicole Macedo Orsano Universidade Federal do Piauí
  • Danyelle Maria Pimentel Rodrigues Universidade Estadual do Piauí- UESPI
  • Galba Coelho Carmo Universidade Estadual do Piauí- UESPI
  • Enéias de Freitas Dutra Júnior Universidade Estadual do Piauí- UESPI
  • Francisco Evaldo Orsano Universidade Estadual do Piauí- UESPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10623

Palavras-chave:

Inclusão. Alunos. Percepção dos acadêmicos

Resumo

É evidente que a educação, no contexto da inclusão, vem sendo cada vez mais transformada e com isso, é imprescindível que todo o ser humano tenha este direito. Objetivo: analisar a competência pedagógica de discentes do curso de Educação Física para a realização de um ensino inclusivo dentro do âmbito escolar. Metodologia: tratou-se como de campo, com cunho descritivo e abordagem quantitativa. Fizeram parte da pesquisa 40 alunos do curso de Licenciatura em Educação Física do 6° ao 8° período de uma Universidade. Dentre os selecionados, participaram aqueles que participaram de matérias de práticas pedagógicas e estágios do 2° ao 8° período. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário com 18 perguntas fechadas e os dados foram analisados por meio de estatística básica (%), bem como apresentados em forma de tabelas. Resultados: pode-se informar pela percepção geral dos acadêmicos que 77,5% relataram que possuem experiência com pessoas com deficiência, principalmente com deficiência mental, 51,5% e motora 39,4%. Conclusão: como percepção positiva, a maior parte dessa vivência adquirida com alunos com deficiência, ocorreu durante o estágio obrigatório 78,1%, e como percepção negativa foi evidenciado que 80% dos graduandos não participou de cursos voltados para a formação com alunos deficientes durante a graduação. Destarte, conclui-se que os acadêmicos de Educação Física não se consideram preparados para a intervenção na área de Educação Física Adaptada.

Biografia do Autor

Dennyse Maria Pimentel Rodrigues, Universidade Estadual do Piauí- UESPI

Licenciatura Plena em Educação Física – UESPI. 

Luiza Leonez Absolon Pitombeira, Universidade Estadual do Piauí- UESPI

Licenciatura Plena em Educação Física– UESPI. 

Tiago Idalino de Oliveira, Universidade Estadual do Piauí- UESPI

Licenciatura Plena em Educação Física– UESPI. 

Mateus Victor Ibiapina Gomes Nascimento, Universidade Estadual do Piauí- UESPI

Especialização em Atividade Física para Grupos Especiais – UESPI. 

Nicole Macedo Orsano, Universidade Federal do Piauí

Graduanda em Nutrição – UFPI. 

Danyelle Maria Pimentel Rodrigues, Universidade Estadual do Piauí- UESPI

Especialização em Terapia Cognitiva Comportamental. 

Galba Coelho Carmo, Universidade Estadual do Piauí- UESPI

Educação Física e Desporto Escolar. 

Enéias de Freitas Dutra Júnior, Universidade Estadual do Piauí- UESPI

Doutorado em Engenharia Biomédica. 

Francisco Evaldo Orsano, Universidade Estadual do Piauí- UESPI

Doutorado em Ciências da Saúde. 

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Publicado

2023-08-09

Como Citar

Rodrigues, D. M. P., Pitombeira, L. L. A., Oliveira, T. I. de, Nascimento, M. V. I. G., Orsano, N. M., Rodrigues, D. M. P., … Orsano, F. E. (2023). PERCEPÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O ENSINO E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 493–507. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10623